A favor da posse de livros

Duas ações na área da literatura em Sorocaba vão na contramão dessa onda de apoio maciço ao uso de arma de fogo (independentemente da retórica entre posse e porte) pela qual passa o Brasil – e nisso a culpa do governo é apenas a de atender essa insanidade coletiva, de quem o elegeu, de entender que cometendo um crime se livra de um “bandido” ao invés de compreender que se torna um deles ao tirar a vida de alguém.

Uma dessas ações é novidade: a parceria entre da Livraria Nobel e Maria Teresa Ferreira (educadora social, empreendedora da área alimentícia e militante do Unegro (movimento que busca unir militantes do movimento negro para articular a luta contra o racismo, a luta de classes e combater as desigualdades de gênero).

A parceria consiste num debate sobre o processo de escolha do livro que se vai ler: “Estudos afirmam que ler faz bem para alma. Mas será que ler qualquer coisa nos deixa felizes? O que é felicidade na leitura? Como podemos nos encontrar e nos transformar a partir do que lemos? Esta é a proposta de debates mensais”, explica Maria Teresa Ferreira.

O primeiro debate, ou roda de conversa, deste ano acontece no próximo dia 26 de janeiro, às 10h, na própria Livraria Nobel (Av. Barão de Tatuí, 867, Jardim Faculdade, telefone: 3219-6969) e será baseado no livro “A Uruguaia”, de Pedro Mairal (Editora Todavia).

A segunda iniciativa já uma tradição em Sorocaba, um bate-papo na Biblioteca Infantil sobre livros e seus personagens. Nesta quinta-feira (24 de janeiro), das 14h às 16h, acontece a primeira edição de 2019 do projeto Encontros com o Mito na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. O historiador José Rubens Incao promoverá um bate-papo gratuito com o público sobre Os Doze Trabalhos de Hércules.

José Rubens Incao vai falar da vida e as aventuras de Hércules – o maior herói da Grécia Antiga, que enfrentou doze difíceis trabalhos que foram impostos pela vingativa deusa Hera. A atividade é voltada ao público com mais de 12 anos de idade. A Biblioteca Infantil está localizada na rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3231-5723.

Comentários

Leia também