Afirmei hoje cedo ao vivo que a secretária da Saúde escolhida pelo prefeito eleito de Sorocaba não vai assumir o cargo. E a pressão para reverter essa situação está enorme

crespo

A médica Janayne Faria Maffeis decidiu declinar do convite para ser a secretária da Saúde de Sorocaba e o motivo é o drama pessoal que passou a viver no âmbito da sua família. A informação foi dada por mim na coluna O Deda Questão no Jornal da Ipanema (FM 91,1Mhz) na manhã desta sexta-feira.

Muitos vão alegar que a razão dela declinar do convite para ser secretária é a condenação por improbidade administrativa em razão de uma empresa da qual ela é sócia ter sido contratada pela Prefeitura de Araçoiaba da Serra, em 2010, quando ela era funcionária pública da mesma prefeitura e na mesma época. Funcionária e não a secretária de Saúde da cidade. Mesmo assim a legislação impede e ela foi condenada em 1ª e 2ª instância por improbidade. O prefeito eleito, José Crespo, entende que essa condenação não é motivo para não fazê-la secretária mesmo o promotor público Orlando Bastos Filho alegando que ela está com os direitos políticos suspensos e não pode ocupar cargo público.

Mas a razão para Janayne declinar do cargo de secretária da Saúde é de foro íntimo. Seu irmão, Marcus Vinícius, fisioterapeuta do Esporte Clube Mamoré teve uma parada cardiorrespiratória na noite de 14 de dezembro passado após ter passado mal quando fazia uma trilha de bicicleta, próximo à região de Aragão, em Santa Cruz em Patos de Minas. Ele ia ser pai e o bebê vai nascer em breve. Em meio a este drama, a mãe de Janayne ainda abalada pela perda do filho está fazendo uma série de exames e requer atenção total de Janayne.

Como filha única e diante de tamanha nova e inesperada realidade, bastante diferente de quando topou assumir o comando das mudanças da Saúde pretendidas pelo prefeito eleito, Janayne entendeu que sua família precisa mais dela neste momento. A decisão está tomada.

José Crespo, na última reunião do secretariado, permitiu que Janayne falasse aos colegas sobre o seu momento e, num instante de muita emoção, todos os presentes aplaudiram Janayne por um tempo considerado grande. A comoção foi geral. Diante do apoio dos colegas, Crespo entendeu que Janayne iria ficar à frente do desafio e que ao invés de atrapalhar, ser secretária iria ajudar ela a enfrentar o momento familiar. Mas isso não aconteceu.

Colegas de imprensa buscaram informação junto à assessoria de Crespo na manhã de hoje e minha informação foi negada categoricamente. Isso acontece porque Crespo não desistiu de fazer Janayne mudar de idéia. O nome dela caiu como uma luva entre os funcionários da Secretaria da Saúde e médicos ligados ao município, Estado e até mesmo da União. Todos entendem que ela é a pessoa certa para o lugar certo. Isso faz com que Crespo insista para que ela mude de idéia. Pode acontecer. Mas, repito, até hoje cedo era decisão tomada por Janayne declinar do convite e cuidar da família exclusivamente.

A foto que ilustra essa nota retirei do facebook de Janayne. É a última postagem dela. Trata-se da comemoração do aniversário de Carlos Henrique Mendonça, que transita com Crespo para todos os lugares há anos. Além de Janayne (última à direita) estão na foto Crespo, Carlos Henrique Mendonça e Taty Polis no Office Mall – Praça Maior no bairro Alto da Boa Vista no almoço de quinta-feira.