Boa notícia: Artes plásticas vão às feiras e se aproximam do sorocabano

ArteFeiraO projeto Arte Livre, que leva obras de artistas plásticos da cidade e região para três feiras da cidade teve início no Largo do Divino, já passou pelo Central Parque, Vila Santana e chega nesta quinta-feira (29/06), na Vila Hortênsia, sempre das 8h às 12h. São oito obras do artista plástico sorocabano Nelson Molina que ficam expostas em cavaletes. A ação da Secretaria da Cultura e Turismo, do secretário Werinto Kermes, é realizada em parceria com a Secretaria de Abastecimento e Nutrição, de Alexandre Hugo de Morais.

A ideia com o projeto é aproximar a arte da população, tirando-as dos locais fechados e levando para um ambiente mais popular. As obras que percorrerão as feiras neste primeiro mês fazem parte do acervo doado à secretária de Cultura e Turismo (Secultur) pela família do cirurgião plástico Gal Moreira Dini, falecido em novembro do ano passado. A coleção doada pode ser visitada diariamente na própria Secultur, que mantém o acervo exposto no prédio.

As imagens das telas trazem diferentes pontos de Sorocaba, em diferentes momentos, criadas a partir da técnica chamada de espatulado. Também têm obras retratando pontos turísticos clássicos de outros países. De acordo com Molina, Gal gostava muito de Sorocaba e, desde que o conheceu, no início dos anos 2000, passou a pintar coleções exclusivas para o médico. Agora, com a partida do amigo – um dos principais divulgadores de seu trabalho –  a ideia é mostrar a mais pessoas sua produção. “É importante que a arte chegue a mais pessoas”, falou, agradecido por ter sido escolhido para inaugurar o projeto. Para Molina, iniciativas como essas beneficiam tanto o artista quanto o público.