Boa notícia: Espetáculo circense enaltece a memória de Cornélio Pires

Bocca2No dia 20 de março se comemora o Dia Internacional do Contador de Histórias, mas na próxima quarta-feira, dia 21 de junho, é o Dia de Contar Histórias pra Mudar o Mundo, uma ação proposta pela RIC (Red Internacional de Cuentacuentos), uma entidade internacional que congrega contadores do mundo todo e do qual o representante na região de Sorocaba é José Bocca, pessoa de um caráter exemplar e de uma capacidade artística inquestionável. Tive a chance de entrevista Bocca no programa O Deda da Questão na ITV (que está suspenso, mas pode ser encontrado no YouTube).

Para celebrar a data, o desejo é que seja batido o recorde de 2016 quando mais de 1000 pessoas, em mais de 30 países, em todos os continentes, participaram.

Bocca, junto de Maurício Toco, está em cartaz neste sábado e domingo (dias 17 e 18 de junho) às 19h30, na Biblioteca Infantil com o espetáculo circense “O Grande Circo Caipira Cornélio Pires”.

É uma homenagem à memória de Cornélio Pires, nascido em Tietê, em 1884, e que se notabilizou como escritor, compositor, conferencista, jornalista, contador de causos, folclorista e poeta. Porém, a importância maior deste tieteense, foi a dedicação de uma vida inteira à compilação e à divulgação da cultura sertaneja, através de livros, discos, filmes, conferências, artigos de jornais e composições musicais. Já existia evidentemente esta cultura, mas foi ele que, com o seu inestimável trabalho possibilitou que a música caipira fosse divulgada, inicialmente em discos, com selo próprio, e depois através das rádios AM de São Paulo. A nossa dupla Tonico e Tinoco deve muito a ele a abertura deste caminho e que depois também foi trilhado por inúmeras duplas e trios sertanejos de tão boa qualidade.