Boa notícia: Sorocaba ganha think tank e debate ocupação urbana

CarneiroApesar do termo Think Tank (leia abaixo o que significa) ter origem na década de 1950, tais organizações datam do século 19: o Instituto de Estudos para Defesa e Segurança (Institute for Defence and Security Studies – RUSI) foi fundado em Londres em 1831; a Sociedade Fabiana (Fabian Society) na Grã-Bretanha data de 1884; o Brookings Institution nasceu em Washington em 1916. Depois de 1945, o número de think tanks cresceu, foram criados inúmeros pequenos think tanks como forma de expressar os vários problemas da sociedade e as agendas políticas.

Em Sorocaba, quem incorpora este conceito é o engenheiro reformado do exército brasileiro, especialista em logística e mobilidade, José Carlos Carneiro (foto) que é o atual presidente da Aeas (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba). Em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, a entidade promove nesta quarta-feira (24/05), o evento Think Tank, no qual especialistas debaterão o tema Cidade muito densa ou pouco densa, qual é a melhor?

Carneiro explica que as pessoas que participarem irão tomar as próprias decisões, baseadas em tudo o que foi falado, se acham melhor uma cidade mais compacta e verticalizada ou horizontal levando em conta o meio ambiente, mobilidade urbana, saneamento, saúde e lazer.

O evento começa às 18h, no Hotel Nacional Inn, e a entrada é gratuita e abertas aos interessados.

O que é Think Tank

Think tanks são organizações ou instituições que atuam no campo dos grupos de interesse, produzindo e difundindo conhecimento sobre assuntos estratégicos, com vistas a influenciar transformações sociais, políticas, econômicas ou científicas sobretudo em assuntos sobre os quais pessoas comuns (leigos) não encontram facilmente base para análises de forma objetiva.[1] Os think tanks podem ser independentes ou filiados a partidos políticos, governos ou corporações privadas.