Capítulo 2 – Vice é eliminada de grupo de whattsapp de secretários

WhattsViceNo dia seguinte, portanto sexta-feira passada, a vice-prefeita, Jaqueline Coutinho, que até a quinta-feira estava no exercício do cargo, foi convocada para uma reunião com o prefeito José Crespo, do secretário Zuliani, do corregedor Gustavo Barata e do assessor Carlos Mendonça. Crespo disse, então, que não poderia ter havido essa intervenção da vice contra a assessora Tati sem a presença dele, e que Jaqueline deveria ter aguardado, pois esse assunto já estava resolvido em razão de sindicância anterior.

Jaqueline disse que discordou do prefeito e falou sobre as informações obtidas: “Eu falei que não está resolvido e que existe a dúvida com relação ao ensino fundamental 2. Daí ele me mostrou cópias dos certificados, porém quando eu pedi a cópia do ensino fundamental 2 ele se exaltou”. Segundo Jaqueline, disse o prefeito: “Você suma daqui, pegue suas coisinhas e vá ser vice-prefeita em sua casa, pois você não fica mais no 6º andar, e que eu estava proibida de fazer qualquer investigação em relação a isso”.

Segundo ela, o secretário Zuliani, que também teria tentado argumentar sobre a questão, também teria sido ofendido e Crespo teria partido para cima dele, mas foi segurado pelos demais presentes na sala. “Eu segurei a mão do Crespo e pedi calma, e ele empurrou a minha mão. Ele falou que era para o secretário pedir as contas e chamou um guarda civil municipal para nos expulsar da sala”, conta Jaqueline.

Sábado, eliminada do grupo de secretários

No sábado, após toda sexta-feira, Crespo não procurou Jaqueline para uma conciliação. Mas procurou Zulini. Diante do seu isolamento, Jaqueline resolveu se manifestar no grupo de WhattsApp dos secretários: “Tratando-se esse canal de espaço de comunicação de secretários municipais , prefeito e vice prefeita acerca de assuntos da alçada da administração, COMUNICO aos Srs secretários que a despeito do lamentável e reprovável episódio ocorrido na sexta feira última, no uso de minhas atribuições legais e constitucionais, estarei  em meu gabinete, espaço público pertencente ao Poder Público .  Lá me encontro desde a posse legítima após sufrágio eleitoral onde o povo me elegeu como vice prefeita , cujo múnus desempenho e desempenharei  de forma inarredável dentro dos princípios da moralidade administrativa e legalidade. Qualquer tentativa de desvirtuamento desse múnus legal ensejara as providências legais pertinentes”.

O prefeito não gostou da postagem e determinou ao administrador do grupo, o secretário de Comunicação, Eloy de Oliveira, que eliminasse Jaqueline do grupo e assim foi feito com o seguinte recado aos outros secretários: “Caros, todos devem ter notado que a vice-prefeita foi retirada do grupo. A razão disso é o fato de ter havido um desentendimento entre ela e o prefeito na sexta-feira. Peço que se inteirem a respeito pessoalmente e que não comentem fora deste espaço para evitarmos repercussões negativas na imprensa”.