Capítulo 8 – Prefeito usa Issac Newton ao mandar recado aos vereadores

NewtonNa manhã desta terça-feira, quando perguntado sobre a denúncia protocolada na Câmara de Vereadores, a respeito da prática de prevaricação, Crespo alegou que não pode tutelar a Câmara. Mais adiante, afirmou que “cada um faz o que quer, depois a gente vê o que faz”. E, por fim, numa espécie de recado mandado aos vereadores que nas horas seguintes iriam votar o requerimento para investigá-lo, o prefeito usou a 3ª Lei de Isaac Newton, físico inglês do século 17, para se manifestar: “Lembro que toda lei provoca uma reação”. Ou seja, ele vai reagir ao que os vereadores fizeram.

Relembre a 3º Lei de Newton

Considere uma mesa bem lisa. Sobre ela temos um bloco de ferro e um ímã bem próximos um ao outro. Mantendo o ímã fixo, se abandonarmos o bloco de ferro, ele será atraído pelo ímã, deslocando-se para a esquerda. Mantendo o ferro fixo, se abandonarmos o ímã, ele será atraído pelo ferro, deslocando-se para a direita.

Ao analisar casos parecidos com esse, Newton enunciou a terceira lei, que também é conhecida como Lei da Ação e Reação. De acordo com Newton, não existe força que seja capaz de agir sozinha, pois, para cada força considerada ação, existe outra chamada de reação. É preciso lembrar que as forças de ação e reação ocorrem sempre em corpos distintos e por isso não se anulam mutuamente.