Comunidade árabe de Sorocaba recebe a visita do Cônsul Geral do Líbano

Um dia marcado por conhecimento, troca de experiências e a emoção de reviver as memórias das famílias sorocabanas de origem libanesa, que estiveram presentes na tarde de hoje, na Associação Comercial de Sorocaba, para receber o

O Cônsul Geral do Líbano, Rudy El Azzi, é o responsável pelas relações com as comunidades dos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, e sua visita a Sorocaba faz parte de um processo de aproximação do Líbano com o Brasil. Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores, são quase 10 milhões de libaneses e descendentes em território brasileiro, contra 3,5 milhões que vivem no Líbano.

Diante desse quadro, El Azzi afirmou: “Nosso maior desafio é fazer com que esta população conheça suas origens, cultura e não se esqueça de seu idioma. Além disso, temos a missão de estreitar as relações culturais e comerciais entre os dois países”.

Sorocaba aberta ao Líbano

O cônsul recebeu das mãos do prefeito Crespo, durante sua visita à Prefeitura, o Título de Visitante Ilustre, honraria concedida por meio de decreto assinado pelo chefe do Executivo, além do exemplar da revista “Tudo por uma cidade melhor para todos”, elaborada como parte das homenagens feitas pela Prefeitura ao aniversário de Sorocaba, comemorado no último dia 15 de agosto.

Em seu discurso, o prefeito deixou a cidade de portas abertas: “Sorocaba está em um momento bom da história dela, está ganhando cada vez mais força. Ainda há muitas dificuldades, mas nós estamos buscando parceiros internos e externos e de portas abertas para interesses múltiplos. Queremos que esta seja a primeira de muitas outras visitas que o senhor venha a fazer em nossa cidade”.

Comunidade árabe de Sorocaba

A presença do Cônsul do Líbano partiu de um convite elaborado pela União Árabe de Sorocaba que busca estreitar relações com as autoridades e comunidade libanesa local, formada por aproximadamente 150 famílias.

Após a visita a Prefeitura Municipal, ele visitou os veículos de comunicação e almoçou com autoridades. Sérgio Reze, presidente da Associação Comercial, o juiz de direito José Elias Themer, o promotor de justiça do Ministério Público em Sorocaba, Jorge Marum, o presidente da União Árabe de Sorocaba, Emílio Sabeh, o ex-prefeito Renato Amary, o presidente do Secovi (Sindicato da Habitação), Flávio Amary entre outros descendentes libaneses que moram na cidade marcaram presença na recepção de Rudy El Azzi durante sua passagem por Sorocaba.

Rudy conheceu a Associação Comercial de Sorocaba, onde foi recebido por muitas famílias de origem libanesa, e foi presenteado com o livro “Sorocoisas” de Celso Marvadão. Ele também levou de presente um quadro da artista plástica Caterina Reze.

Azeite libanês

Durante a visita na Associação Comercial, o cônsul afirmou que o “brasileiro é marcado por seu sorriso largo. Fui muito bem recebido. Viagens como essa são para conhecer coisas novas, obter informações para elaborar projetos e abrir novas oportunidades para estreitar relações entre o país e o Líbano”, ressaltou.

Ainda segundo Rudy, existe a possibilidade de intercâmbios culturais entre Sorocaba e cidades libanesas, além de fortalecer o comércio da cidade com produtos do Líbano, como por exemplo o azeite.

Alfredo Cotait, presidente do Conselho Deliberativo da Boa Vista SCPC e vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, destacou a importância dos líderes de Sorocaba fazer ligação com o Líbano e que essa união fique cada vez mais forte.

Orgulho da origem

O presidente da Associação Comercial, Sérgio Reze, descendente de família libanesa, emocionado por lembrar de suas origens, agradeceu a presença do Cônsul e ressaltou seu orgulho pelo Líbano. “É um povo alegre. Me emociono em relembrar histórias vividas por minha família. Fiquei muito feliz em poder reunir todos os libaneses de Sorocaba. Convido todas as famílias que entrem em contato com o consulado libanês em São Paulo, para que possamos nos conhecer e estar ainda mais próximos”, finalizou.

Comentários

Leia também