Confira o nome dos 27 candidatos a deputados de Sorocaba nessa eleição

Escrevi que salvo algum engano, ou registro de última hora que apareça no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na eleição do dia 7 de outubro, 11 candidatos a deputado federal e outros 15 candidatos a deputado estadual de Sorocaba estão com seus nomes aptos a receberem votos. Uma mudança nesse quadro pode ocorrer se houver o indeferimento de alguma candidatura por problemas de documentação ou impedimento legal, de acordo com a lei eleitoral vigente. Pois é: são 12 candidatos a deputado federal. O nome do médico radiologista Vinícius Rodrigues, do PSL, teve problemas com o registro da sua candidatura, mas no domingo ela foi liberada, elevando a 27 o números de candidatos com domicílio eleitoral em Sorocaba.

Perfil público

Os dois deputados federais de Sorocaba (Jefferson Campos e Vitor Lippi) concorrem à reeleição, assim como os três deputados estaduais (Carlos Cézar, Maria Lúcia Amary e Raul Marcelo).

Depois de muita especulação, apenas 2 dos 20 vereadores da Câmara Municipal de Sorocaba decidiram concorrer a deputado:  Fausto Peres (estadual) e Vitão do Cachorrão (federal).

São quatro ex-vereadores que disputam o pleito de deputado: uma vaga a deputado federal (Izídio de Brito) e três vagas a deputado estadual (Carlos Leite, Cláudio do Sorocaba 1 e Hélio Godoy).

Aliás, dos 5 candidatos a prefeito em 2016, apenas dois concorrem a deputado neste ano: Hélio Godoy e Raul Marcelo. João Leandro do PSDB e Glauber Piva do PV não estão candidatos nesta eleição e Crespo foi eleito prefeito. Vale lembrar que a vice eleita em 2016, Jaqueline Coutinho, concorre pelo PTB a deputada estadual.

Um ex-deputado estadual (Hamilton Pereira) tenta ser eleito para o mesmo cargo.

A vice-prefeita Jaqueline Coutinho, eleita na campanha do executivo de 2016, tenta pela primeira vez um mandato no legislativo.

Desse modo, dos 26 candidatos a deputado por Sorocaba na próxima eleição restam 14 que nunca tiveram nenhum tipo de mandato.

Perfil educacional

Além disso, dos 26 postulantes com base eleitoral em Sorocaba, 18 declararam ter Ensino Superior completo; 5 declaram ter Ensino Médio completo; 1 tem Ensino Superior Incompleto; 1 tem Ensino Fundamental completo; e 1 tem o Ensino Médio Incompleto. O ano de nascimento dos candidatos varia entre 1951 e 1980, ou seja, tem candidato que completa 67 anos de idade nesse ano e outro que fará 38 anos.

Perfil de profissão

Dos 26 candidatos de Sorocaba, 6 deles declararam que tem como ocupação profissional a atuação como Advogado; outros 4 preferiram se classificar como Deputado (embora seja sabido que tenham outra profissão); 5 dos candidatos sorocabanos não declararam a ocupação. Na lista ainda constam comerciante, empresário, economista, administrador, representante comercial, servidor público federal, cantor e operador industrial.

Veja a lista dos federais (ordem alfabética)

Elizângela Miguel (PR)

Jeferson Campos (PSB)

Izídio de Brito (PT)

Luiz Cláudio Santos Rosa (Podemos)

Marcus Dantas (PSL)

Márcio Tomazela (PMN)

Mônica dos Animais (PV)

Teresinha Baldino (PDT)

Vinícius Marini (Novo)

Vinícius Rodrigues (PSL)

Vitão do Cachorrão (MDB)

Vitor Lippi (PSDB)

 

Veja a lista dos estaduais (ordem alfabética)

Adiene Brenga (PMN)

Carlos Cézar (PSB)

Carlos Leite (PDT)

Cláudio do Sorocaba 1 (PR)

Cunha (Novo)

Danilo Balas (PSL)

Fausto Peres (Podemos)

Hamilton Pereira (PT)

Hélio Godoy (PRB)

Ivan Rodrigues (Novo)

Jaqueline Coutinho (PTB)

Marcos Antônio Prezença (PHS)

Marcos Latino (PSOL)

Maria Lúcia Amary (PSDB)

Raul Marcelo (PSOL)

Campanha nas redes

Os candidatos sorocabanos estão programando ações de rua a partir deste final de semana, mas preferiram iniciar a campanha de modo efetivo nas redes da Internet.

Comentários

Leia também