Crise econômica atinge o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba

CrisDelaLúcia Castanho (à direita) terá obra à venda e Delanhesi: corte da receita oriunda de patrocínio privado

Na próxima quinta-feira (22/06), às 19 horas, o Macs (Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba) realiza o evento “Macs na parede” destinado à venda de obras de arte em prol de si própria. A presidente do Macs, Cristina Delanhesi, informa a luta da instituição para reduzir custos, já que o museu passa por problemas econômicos em virtude do corte da receita oriunda de patrocínios da iniciativa privada. Dos 10 funcionários, 8 já foram demitidos, hoje apenas dois estão contratados.

No galpão do museu, durante o evento de quinta-feira, estarão expostos e disponíveis para a compra cerca de 60 obras de mais de 30 artistas sorocabanos e de outras regiões do país, como: Lucia Castanho, Laura Mattos, Pedro Lopes, Liliana Alves, Adriana Dias, Sergio Lucena, Felipe Góes, Estela Sokol, Marco Giannotti, Sergio Romagnolo, José Spaniol e Elizabeth Dorazio. Haverá obra de preço mínimo de R$ 300 e máximo de R$ 38 mil.

A ideia é arrecadar fundos para a instituição e ajudar o museu neste momento de grande dificuldade financeira frente à crise que aflige o país. “Os patrocínios diminuíram muito e, atualmente, o museu não recebe nenhuma subvenção pública, o que tem inviabilizado a realização de nossas atividades. No último ano, tivemos que demitir vários funcionários e reduzir muito o número de atividades abertas ao público e gratuitas”, lamenta Cristina.

Fundado em 2004, o Macs é um museu privado administrado por uma Ocip  (Organização da sociedade civil de interesse público) e nesse período realizou 41 exposições, sendo três internacionais, 115 workshops e cursos, 128 palestras e 12 viagens culturais. Além disto, 500 obras de arte foram adquiridas para o acervo e 3.000 livros estão catalogados em sua biblioteca. O museu também tem sido importante instrumento de diálogo na área de artes visuais entre Sorocaba e outras instituições do Brasil e de várias partes do mundo.

O galpão do Macs fica na Av. Dr. Afonso Vergueiro, 280, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3233-1692 ou pelo site: www.macs.org.br.