Dados da pesquisa Ibope/TV Tem ajudam a entender este momento: Crespo é o preferido entre as Mulheres e entre os Homens Raul e Crespo empatam. Quando a pergunta é sobre quem vai ganhar, esmagadora maioria afirma que é Crespo

votomulherA pesquisa Ibope/TV Tem veiculada na noite desta segunda-feira coloca os dois candidatos em condições de empate técnico levando em conta a margem de erro que é de 4%: 45% para Crespo e 41% para Raul. Mas quando se analisa essa mesma intenção de voto estimulada por gêneros, se verifica que entre os Homens Crespo e Raul empatam com 44% e entre as Mulheres Crespo vence por 46% a 39%. Ou seja, a mensagem de Crespo agrada mais ao eleitorado feminino do que o de Raul. O Ibope ouviu 602 eleitores, sendo 52% de Mulheres e 48% de Homens.

 

Outro dado que explica bastante também o resultado da pesquisa, de empate técnico, é que ela contradiz com um senso comum de que Crespo tinha vantagem sobre Raul Marcelo. O Ibope/TV Tem pergunta, independentemente de quem você vai votar, quem você acha que será eleito o próximo prefeito de Sorocaba. E a resposta é a esmagadora maioria dizendo que será Crespo com 62% contra Raul com 26%. O número de 62% dando a vitória para Crespo se repete entre Homens e Mulheres. Mas quando a pergunta é se o vencedor será Raul há uma divisão 30% entre os Homens e 22% entre as Mulheres. O índice de 12% que não sabe responder cai para 8% entre os Homens e pula para 16% entre as Mulheres.

 

80% dos Brancos e Nulos não vão mudar de opinião

 

A pesquisa Ibope/TV Tem que captou a intenção de voto dos eleitores registra que 14% (13% de Homens e 14% de Mulheres) vai votar Nulo ou Branco e que 80% desses 14% (ou seja 11,2%) não muda mais de opinião de maneira que 3,8% pode escolher entre Crespo ou Raul.