Duas empresas se cadastram para operar por APP; Uber faz protesto

UberxTaxistaA Urbes – que gerencia o Trânsito e Transportes em Sorocaba – recebeu a inscrição de duas empresas interessadas em operar aplicativos de transporte individual remunerado de passageiros em Sorocaba dentro do prazo encerrado na última sexta-feira (dia 30/06). A regulamentação do serviço foi realizada através do decreto municipal nº 22.727, que dá o direito à exploração da atividade somente às Operadoras de Tecnologia de Transporte Credenciadas (OTTCs) aptas no município, responsáveis pela intermediação entre os motoristas prestadores de serviço e os seus usuários.

A partir deste momento, todos os documentos das empresas inscritas serão avaliados pela Urbes e o resultado (habilitados e inabilitados) será publicado no Diário Oficial do Município e no site da Urbes. A partir da publicação, será dado um prazo de cinco dias úteis para interposição de recursos. Após este período, os mesmos serão julgados e o resultado final será publicado no Diário Oficial do Município e no site da Urbes.

Uber protesta

Cerca de 120 motoristas do Uber fizeram um protesto nesta segunda-feira (03/07) contra o decreto que determina o cadastramento municipal do aplicativo de transporte privado em Sorocaba. O prazo para os condutores se cadastrarem foi encerrado semana passada. Cerca de 120 trabalhadores se reuniram em frente a prefeitura e, após, rumaram ao plenário da Câmara Municipal para conversar com os vereadores.

Iran Farias, motorista Uber, explicou o protesto: “Viemos falar sobre o decreto que prejudica a operação do aplicativo na cidade e que deu para o taxista a sensação de que pode intimidar nossos motoristas. O serviço vai continuar operando independentemente do decreto, até porque tem vários Ubers que já rodam com força de liminar e não cabe ao taxista fiscalizar ou intimidar. O motorista Uber não vai aceitar ser intimidado.

Ou seja, isso faz supor que as duas empresas cadastradas para trabalhar não são da empresa Uber.

Briga de Uber

Um tumulto entre taxistas e motoristas do aplicativo Uber levou momentos de tensão à rua Pandiá Calógeras, próximo à Estação Rodoviária, em Sorocaba, por volta das 16h de sábado (01/07). De acordo com testemunhas, houve briga e pelo menos um taxista sofreu ferimentos no braço direito e nas costas. Taxistas informaram que tudo começou quando motoristas da Uber fizeram uma reunião no ponto de táxi da Rodoviária, local de grande concentração de taxistas. O encontro entre os dois grupos foi o estopim para o início da briga. Um vídeo gravado por uma testemunha mostra flagrantes de agressão entre um grupo de taxistas e motoristas ao Uber.