Em ranking da qualidade de serviço, Sorocaba está em 8º

Sorocaba voltou ser destaque no cenário nacional, anuncia a assessoria de comunicação do prefeito Crespo. Desta vez, a cidade aparece na 8ª posição num ranking que mostra a qualidade dos serviços prestados à população, dentro do Índice de Desafio da Gestão Municipal (IDGM), que avalia 100 cidades brasileiras com mais de 273 mil habitantes. Dessa maneira, Sorocaba está à frente de importantes cidades, incluindo capitais, como Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Guarulhos, Brasília, Santos e Ribeirão Preto.

O estudo é uma realização da Macroplan, empresa renomada de consultoria, em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), WeGov, Portal Meu Município e Colab. O levantamento priorizou indicadores finalísticos com dados atualizáveis de fontes oficiais de informação e disponíveis para todos os municípios brasileiros. De acordo com a Macroplan, busca-se fornecer uma visão comparativa e evolutiva da situação do município, sempre que possível, ao longo da última década.

O IDGM é construído a partir de um índice sintético que reúne 15 indicadores em quatro áreas: Educação, Saúde, Segurança e Saneamento e Sustentabilidade. O índice varia de 0 a 1 e quanto mais próximo de 1 melhor o desempenho do município. No ranking geral do IDGM Sorocaba aparece com pontuação de 0,705, índice que a coloca na 8ª colocação no ranking. A cidade subiu uma posição em relação ao ano passado e ganhou três na comparação ao estudo divulgado em 2006.

No documento, os técnicos da Macroplan, destacam o potencial de Sorocaba, o 30º município com maior população do Brasil, e o 9º do Estado de São Paulo com mais de 670 mil habitantes, cujo PIB é de R$ 30,6 bilhões e seu PIB per capita R$ 47.396,33, ocupando a 18ª posição entre os 100.

Educação ocupa a 6ª posição

Nos componentes do índice, tem destaque a 6ª posição na área de educação. Para se ter ideia, no que se refere às matrículas na creche (razão entre o total de crianças de 0 a 3 anos de idade e o nº de matrículas na creche) ela passou da 24ª posição em 2007 para a 9ª no ano passado, conforme revela o estudo divulgado esta semana. Já em relação às matrículas na pré-escola (razão entre o total de crianças de 4 a 5 anos de idade e o nº de matrículas na pré-escola) a cidade passou do 13º lugar para o 1º, fator que contribuiu para o 6º lugar no componente Educação.

Atenção Básica avança

Em relação à saúde, no geral, das 100 cidades Sorocaba está em 27ª, porém no que se refere às consultas pré-natal (proporção de nascidos vivos de mães com 7 ou mais consultas de pré-natal) a cidade ocupa a 5ª posição.

Já na questão da Atenção Básica (% da população com cobertura das equipes de atenção básica), Sorocaba teve um avanço expressivo, passando da 69ª posição em 2007 para 32ª no País, no ano passado. Índice que deve avançar ainda mais, já que um dos principais compromissos de governo do prefeito José Crespo é justamente intensificar e ampliar a rede de Atenção Básica, por meio das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Coleta de lixo: 1º no ranking

Na coleta de lixo Sorocaba passou a da 60ª posição em 2007 para a 1ª em 2017, ainda segundo o estudo nacional do IDGM. Vale lembrar que outro estudo, do Indsat, demonstrou que, pela terceira vez consecutiva, a coleta de lixo em Sorocaba apresentou melhora no índice de satisfação. O serviço, de responsabilidade da Consórcio Sorocaba Ambiental, fechou o 2º trimestre deste ano avaliado como “ótimo” ou “bom” por 82% dos entrevistados.

As posições nas outras áreas são: 18ª em saneamento e sustentabilidade; 21ª em segurança.

Prefeito se auto elogia

“Cuidar para que os limitados recursos municipais sejam bem aplicados na superação dos desafios prioritários, que melhores efetivamente a vida das pessoas na cidade, deve ser o objetivo a ser perseguido por todos os prefeitos. Enfrentar com eficácia os desafios de gestão municipal no Brasil de hoje, exige foco, gestão, cooperação, visão e adaptação de boas práticas. E é isso que esse governo tem priorizado, desde quando assumimos a administração”, disse o prefeito José Crespo, que completou: “Esse, como muitos outros indicadores que são divulgados, volto a dizer, são de extrema importância pois avaliam a qualidade dos serviços que estamos prestando aos sorocabanos e esses resultados indicam que estamos no caminho certo, mas que temos que trabalhar ainda mais para tornar Sorocaba uma cidade cada fez mais próspera e com qualidade de vida à população.”

Comentários

Leia também