Entenda por que prefeito salvou o mandato da vice

Graças às articulações entre o grupo do prefeito Crespo e da vice-prefeita, Jaqueline Coutinho, o mandato da vice foi preservado na sessão extraordinária de hoje cedo na Câmara de Vereadores.

Ou seja, se fosse do interesse do prefeito, a vice teria perdido o mandato hoje pela manhã:Vereadores ligados a ele votaram para salvar a vice. O que leva à pergunta: por que não era do interesse do prefeito que ela perdesse o mandato?

Primeiro: porque na sucessão de Crespo ficaria o presidente da Câmara, Fernando Dini. E ainda haverá a sessão para cassar o mandato do prefeito, ou seja, bastaria cassar Crespo para Dini ser o prefeito.

Segundo: estando Jaqueline na sucessão de Crespo, os vereadores que votaram por sua cassação hoje pela manhã não vão desejar ter ela como chefe do Executivo, pois a chance de ter uma adversária será muito maior do que ter uma aliada. Embora política seja “a arte de engolir sapos”, como diz o ditado, talvez não exista tempo para a vice digerir os que desejarem tirar-lhe o seu mandato.

Terceiro: ao se postar ao lado da vice, Crespo – mantendo-se no cargo de prefeito – terá conquistado, ao menos para momentos polêmicos, a chance de cobrar dela que devolva o favor que ele lhe fez hoje, ou seja, quando Crespo pedir os votos dela na Câmara será absolutamente constrangedor ela negar.

Comentários

Leia também