Entenda porque as 3 horas da tarde estava tão escuro como a noite

Na tarde de ontem, segunda-feira, dia 19 de agosto, o assunto mais comentado do Twitter na região sudeste do Brasil foi o texto “São 15 horas” acompanhado de uma foto daquele instante, onde o autor da postagem se encontrava mostrando que era “noite”.

Em Sorocaba não foi diferente.

A foto que ilustra esta postagem é de autoria de Natali Hernandes, fotógrafa, e foi uma das mais compartilhadas em Sorocaba pela rede social Instagram. A imagem mostra a região dos prédios da rodoviária com a Serra de São Francisco ao fundo.

Entenda o que aconteceu

Técnicos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) explicam que o fenômeno, do dia parecer noite, se deu em razão do encontro de uma frente fria com massa de ar que continha partículas de incêndios florestais nas regiões do Pantanal no Brasil, Acre e Rondônia, além do Paraguai e Bolívia em incêndios fronteiriços ao Brasil.

“Isso acontece por conta dessa convergência de massas tão diferentes. A frente fria junto com as temperaturas amenas que vêm do oceano e do vento quente do interior, provocaram essa turbulência e isso baixou o nível da nuvem. Assim, nós, no sudeste, ficamos dentro de uma nuvem”, disse Helena Balbino, meteorologista do Inmet.

A agência meteorológica Climatempo revelou que os incêndios estão a acontecer nos estados do Acre e Rondônia, no noroeste do país, mas também no país vizinho, a Bolívia. O vento forte levou as partículas até a cidade, a mais de 2.200 quilómetros de distância da região mais próxima (Rondônia).

O vento dirigir-se-ia para o sul do Brasil durante o fim de semana, mas, com a chegada da frente fria em São Paulo, a massa de ar foi redirecionada para o estado de São Paulo, a sudeste, segundo o Climatempo.

Comentários

Leia também