Escola de Sorocaba representa o Estado de SP em concurso federal

A Escola Municipal “Professor Oswaldo de Oliveira”, localizada no bairro do Éden, na zona industrial de Sorocaba, está participando do Eleitor Mirim, uma das iniciativas do programa Plenarinho, criado pela Câmara dos Deputados de Brasília, como a única representante do Estado de São Paulo selecionada pela equipe do Plenarinho entre as várias sugestões enviadas por escolas de todo o Brasil. A turma do 5º ano F criou um candidato que, além de homenagear o nome da escola, é um personagem original: o Oswaldinho.

Para participar da iniciativa nacional, a professora Amanda Cristine de Souza e os alunos elaboraram proposta, slogan, número do candidato e por meio de uma redação elaborada pelos estudantes foi respondida a questão: “Por que a minha sala deve participar do programa Eleitor Mirim?”. Já a imagem de Oswaldinho foi inspirada num esqueleto que a escola tem para uso de aula de ciências e que acabou se tornando o xodó das crianças e também dos professores.

Promessas do Partido dos Direitos Infantis

Oswaldinho é do PDI (Partido dos Direitos Infantis) e quer investir em segurança para as crianças e combater o preconceito e o bullyng. Seu número é 9929. Ele concorre com os candidatos:  Diana Rogers, do Partido Conexão Estudantil (PCE), criado pelo Colégio Conexão (Joaçaba/SC); Justinho, do Partido da Renovação Jovem (PRJ), da E. M. E. F. “José Pasqualini” (Corupá/SC); Valter Silva, do Partido Millenium do Futuro, da Escola do Futuro e Escola Millenium (Governador Valadares/MG); e o Super-Betinho, do Partido Criança Fala Sério (PCFS), da E.M. “Humberto de Alencar Castelo Branco” (Campina Grande do Sul/PR).

Como foi o processo

“Logo que foi apresentada a proposta de produção de um texto para concorrer à criação do candidato, todos se interessaram muito”, conta a professora Amanda. “No decorrer do processo os alunos foram trazendo várias ideias e propostas para a criação da plataforma do personagem Oswaldinho. Foi algo surpreendente”, destaca. Além da participação direta da escola ao criar o candidato, as crianças debateram em sala de aula sobre a importância da democracia e o engajamento político.

A aluna Anna Izabel Marques Gomes, de 11 anos, explica quais foram os critérios para uso do nome e número da chapa do candidato. “Escolhemos o nome depois de várias pesquisas feitas com os alunos e familiares e pensamos no número 9929 sendo o 99 o ano da fundação da escola juntando com o 929, número do prédio da unidade”, explica a estudante.

Além da escolha do estilo do personagem, as crianças e os professores das outras turmas do 5º ano também discutiram sobre as propostas. O Oswaldinho, além de combater o preconceito e o bullyng, propõe às escolas mais estímulo para debates políticos, democráticos e de cidadania, pede a criação de programas educativos de qualidade e o fim de toda e qualquer violência praticada contra crianças e adolescentes.

A diretora da E. M. “Professor Oswaldo de Oliveira”, Janaína Santos de Souza, responsável pela unidade desde 2002, conta que o sentimento é de realização do compromisso de oferecer maior abrangência de conhecimento às crianças. “Além do conhecimento básico como cálculo, interpretação, leitura, nossa ideia é possibilitá-los a vivência de cidadania dentro da escola, como nos casos de escolha de representante de classe que pode ser considerada uma circunstância política também”, enfatiza. “Essa vivência na escola é fundamental para que eles não se sintam somente telespectadores, mas participantes do cenário político”, completa.

Sobre a eleição

Crianças e adolescentes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de todo o Brasil poderão participar e escolher seus representantes, assim como os adultos fazem. A votação teve início em 7 de outubro e ocorrerá até o dia 28 de outubro através do site: https://plenarinho.leg.br/index.php/urna-eletronica. O vencedor mantém o seu candidato no site até a próxima eleição.

Sobre o Eleitor Mirim

O Eleitor Mirim é realizado nos anos eleitorais, com a parceria de professores. Eles recebem uma cartilha com textos que abordam de forma divertida os vários aspectos do processo eleitoral, como a importância do voto, a necessidade de acompanhar o trabalho daquele que foi eleito, as possibilidades de engajamento, entre outros. Além disso, a cartilha traz sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula.

Além do Eleitor Mirim, o portal Plenarinho traz informações sobre o Poder Legislativo, a elaboração de leis, atuação parlamentar e organização do Estado, tudo de maneira lúdica e com linguagem acessível.

O Plenarinho nasceu da iniciativa de funcionários da Câmara dos Deputados, que foi a vencedora do concurso “Câmara em Ideias” de 2002. Em agosto de 2004, o Plenarinho foi lançado simultaneamente em 26 escolas públicas do País. Em setembro de 2006 foi transformado em portal, fruto da diversificação dos conteúdos apresentados.

Comentários

Leia também