Estréia da seleção: Goleada nos índices sociais viraliza em WhattsApp

Para quem gosta de futebol como eu – e isso não é novidade para o leitor que me acompanha e sabe da minha preferência pelo São Bento e Palmeiras – é chato ouvir as mesmas baboseiras de sempre (isso data da Copa de 1970, quando o Regime Militar estava colocando suas garras de fora): “o país nessa situação e o povo preocupado com futebol”, “só querem saber de pão e circo”, “enquanto você grita gol, estão roubando nosso dinheiro em Brasília”, “que o Brasil caia na primeira fase”, “que venha outro 7 a 1” e por aí vai…

Mas, como fica claro em filme e artigos sobre o Regime Militar, até mesmo os guerrilheiros torceram pela seleção em 1970.

O sentimento de identidade nacional que a cada quatro anos sempre aflorava, seguramente, neste ano está bem menor. E, suponho eu, a tecnologia tem muita responsabilidade nisso uma vez que o revolucionário WhattsApp conecta milhares de pessoas através de mensagens.

Escolhi uma delas, que viralizou hoje, sobre a goleada que o Brasil leva quando se coloca em comparação os índices sociais de nosso país contra os da Suíça, o de nosso primeiro adversário na Copa da Rússia. Levamos de 7 a 0:

1) Índice de Corrupção – Brasil 96º x 3º Suíça (num ranking de 180 país)

2) Liberdade Econômica – Brasil 153º x 4º Suíça (num ranking de 180 país)

3) Produto Interno Bruto (PIB por habitante em dólar) – Brasil 13.670 x 80.675 Suíça

4) Ranking de Educação da Unesco – Brasil é 88º x 7º Suíça (num ranking de 118 país)

5) Impostos que o Estado cobra das empresas – Brasil 34% x 18% Suíça

6) Taxa de Desemprego – Brasil 13% x 2,7% Suíça

7) Assassinatos – Brasil 59.103 x 45 na Suíça (em número de mortes)

Comentários

Leia também