Evento em Sorocaba incentiva o empreendedorismo através de consultoria e treinamento para consolidar a cidade como das principais do Estado no ranking de formalização de MEI (Microempreendedor individual)

MeiA Uniten (Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios) recebe no dia 11 de novembro, das 13h às 18h, a 5ª edição da “Feira Apareça e Cresça” que oferecerá consultorias, treinamentos e toda a assessoria necessária para orientar visitantes interessados em empreender e crescer no mundo dos negócios. A Feira é um evento realizado pelo Parque Tecnológico de Sorocaba/Inova e pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Espaço Empreendedor. As inscrições podem ser feitas no site: www.acso.com.br/empreendedor ou pelo telefone (15)3229.2370.

Voltado para toda a região metropolitana de Sorocaba, os participantes terão à disposição durante o evento, guichês com atendimento individual para formalização de suas empresas, e poderão tirar dúvidas específicas sobre o ramo de suas atividades, como por exemplo, o tipo de nota fiscal que a empresa deve emitir, e quais regras e legislação deve obedecer.

Uma pesquisa divulgada pela Agência Sebrae de Notícias aponta que em cinco anos, o número de pequenos negócios crescerá 43%. Os pequenos negócios já representam 98,5% dos empreendimentos no país. Sorocaba, por sua vez, é considerada referência em formalização de MEI’s, sendo a sexta no ranking geral do Estado. Entre as cidades com menos de um milhão de habitantes, Sorocaba fica atrás apenas de São Bernardo do Campo e Ribeirão Preto. Os dados são do espaço empreendedor de Sorocaba.

Além disso, segundo dados da Junta Comercial (https://www.jucesponline.sp.gov.br), até setembro de 2017, os MEI’s representam 73% das microempresas abertas em Sorocaba e 42% das empresas abertas em Sorocaba. O total acumulado de MEI’s em Sorocaba, até setembro deste ano, foi 31.490.

Incentivo ao empreendedorismo

“Queremos despertar cada vez mais o interesse das pessoas em abrir e formalizar seu negócio de forma responsável, e fomentar a inovação entre os empreendedores da cidade e região”, disse Marcos Lensk, chefe de divisão do Espaço Empreendedor e um dos organizadores do evento que, na última edição, recebeu um público de 800 pessoas.

Entre os participantes do ano passado estava a Andrea Erra, proprietária da Madeira Arte & Cia, que há 7 anos comercializa madeiras em MDF para artesanato. “A Feira me possibilitou tirar várias dúvidas, inclusive com uma assessoria individualizada, especialmente na elaboração de preço para meus produtos e no fluxo de caixa. Aprendi que a questão burocrática é muito importante. Saí de lá com outra visão e mais motivada”, contou a empresária.

Além do atendimento individual serão realizadas palestras gerenciais sobre diversos temas ligados ao empreendedorismo. As palestras acontecerão em dois momentos, às 14h30 e as 15h30, nas salas do prédio da Uniten.

A participação do Parque Tecnológico com os seus parceiros e cases de sucesso das empresas incubadas também promete motivar o público presente. “Queremos mostrar que o Parque Tecnológico de Sorocaba está à disposição para atender os pequenos empreendedores. O evento Apareça e Cresça será uma ótima oportunidade para essa aproximação”, afirmou o Presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas.

“Acredito que nós empreendedores precisamos ser obstinados e acreditar no nosso negócio. Se nós mesmos não apostarmos no nosso negócio, ninguém vai e quanto mais ajuda buscar, mais fácil fica de crescer”, acrescentou a empresária Andrea.

A Feira é um evento realizado pelo Parque Tecnológico de Sorocaba/Inova e pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Espaço Empreendedor e conta com o apoio e participação dos seguintes parceiros: ACSO – Associação Comercial de Sorocaba, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Visa (Vigilância Sanitária), Acesso Comunicação, Marketá, Hubify by Elefante Verde, CAP Palestras e Treinamento, Banco do Povo Paulista, INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, Fundo Social de Solidariedade, Ciesp, Senai, Secretaria da Fazenda Municipal, Sindcontsor, Uniso, Unip, Uniesp, Universidade Brasil, UNINTER, QualiMoura, Qualifica, Claretiano.

A Uniten fica na Avenida General Osório, 1.840 – Altos do Trujillo. As inscrições podem ser feitas no site: www.acso.com.br/empreendedor ou pelo telefone (15)3229.2370. Alunos universitários poderão solicitar certificado de participação.

Confira a programação:

13h15: Abertura – Térreo da UNITEN

13h30 – Palestra Magna com Alessandro Campanini: Desmistificando o Marketing Multinível – 17 anos de experiência com Agência de Propagandas e atualmente consultor Diamante RED i9Life.

14h30: Primeiras palestras gerenciais e abertura de atendimento nos STANDS;

15h30:  Abertura do segundo ciclo de palestras gerenciais;

Palestras:

14h30H: Susi Berbel – Consultora em cultura Organizacional – Palestra: Custo do Invisível;

14h30: Graciane Leite – Propritária da empresa Marketá – Palestra: Empreenda Maria

14h30: Milene Moraes – Palestra: Empreendimentos na área de alimentos.

14h30: Sebrae – começar bem: formalização – oficina destaca os benefícios da formalização e mostra o passo a passo para que o empresário legalize o seu negócio.

14h30: Sebrae – fluxo de caixa – oficina detalha o funcionamento do fluxo de caixa, sua estrutura e aplicabilidade, auxiliando o empresário a tomar decisões com mais segurança.

Sala 13 – 14h30 – Marcelo Ferreira – PTS (Parque tecnológico de Sorocaba) – Empreendedorismo: Profissão Do Século XXI

Sala Informática – Eva Paulino – CIESP – Linhas de Financiamento BNDES p/ as MPE´s (Micro e Pequenas Empresas)

2º ciclo de palestras

15h30: Carlos de Paula – Consultor e Escritor – palestra: 4 passos para ser um Empreendedor de excelência;

15h30: Fabio Melo Duran – Hubiy by Elefante Verde – Palestra: “Marketing Digital de Resultado;

15h30: INSS – ELIANE GOMES ROCHA – Analista do Seguro Social palestra Programa de Educação Previdenciária para MEI;

15h30: Sebrae – começar bem – formalização – oficina destaca os benefícios da formalização e mostra o passo a passo para que o empresário legalize o seu negócio.

15h30: Sebrae – fluxo de caixa – oficina detalha o funcionamento do fluxo de caixa, sua estrutura e aplicabilidade, auxiliando o empresário a tomar decisões com mais segurança.

Sala 13 – 15:30H Marcelo Silvani – UNISO – Startups e as novas relações de trabalho.

Texto de Marina Jabur da OS2 Comunicação