Ex-advogado da Santa Casa é indiciado em novo inquérito da polícia que investiga suspeita de desvio de verbas parlamentares destinadas à aquisição de equipamento ao hospital: “Estão brincando com pessoa séria e honesta”, afirmou Rabello

RabelloO advogado que administrou a Santa Casa de Sorocaba, José Domingos Rabello, negou todas as acusações que foram feitas contra ele durante oitiva na manhã desta quarta-feira (13), na Delegacia Seccional de Sorocaba. Rabello compareceu à delegacia acompanhado de seu advogado, Mário Del Cístia. Ao portal Ipanema, Rabelo afirmou: “Estão brincando com pessoa séria e honesta”.

Nesse oitavo inquérito policial, Rabello e o ex-provedor da instituição de saúde, José Antonio Fasiaben, estão sendo indiciados, por suspeita de desvio de verbas parlamentares, para a aquisição de equipamentos hospitalares. O inquérito ainda inclui João Tadeu Rocha, encarregado de compras, além de dois sócios proprietários da empresa GSP Medical, e diretor comercial da empresa Stemac. Os crimes apontados pela polícia se referem às aquisições de um gerador e um transformador em 2013, adquiridos por meio de verbas públicas, sem portanto ter havido processo licitatório.

Os crimes que investigados são: corrupção ativa, corrupção passiva, organização criminosa e fraude a licitações. Rabello também alegou nunca ter sido “mão direita” de Fasiaben e defendeu-se dizendo nunca ter participado de nenhum crime que envolva a irmandade.

Ao jornal Cruzeiro do Sul, Rabello afirmou estar tranquilo e que todas as compras eram feitas pelo setor administrativo da Santa Casa e que não teve conhecimento de irregularidades. Afirmou ainda ser honesto e reto, na vida pessoal e profissional.

Entenda o que é indiciamento

O indiciamento é um ato policial pelo qual o presidente do inquérito conclui haver suficientes indícios de autoria e materialidade do suposto crime. O indiciamento não significa culpa ou condenação, mas é a imputação a alguém, no inquérito policial, da prática do ilícito penal. O indiciamento representa uma etapa importante do inquérito policial, pois tem o sentido de demonstrar a culpabilidade do investigado por meio do levantamento de indícios de autoria e materialidade colhidos durante o andamento do inquérito policial (laudos periciais, depoimentos, entre outros). Dessa forma, o indiciamento constitui-se o momento em que a autoridade policial, convencida de que há indícios suficientes de que o investigado praticou a infração penal, resolve alterar o status do investigado que passa a ser indiciado no inquérito policial.

FOTO: Ex-advogado da Santa Casa de Sorocaba, José Domingos Rabello (à direita), prestou depoimento à polícia (Foto: Reprodução/TV TEM) acompanhado do seu advogado , Mário Del Cístia