Ex-prefeito coloca fogo no ninho tucano ao filiar ex-secretário em outro partido

ChicaoPannPRPO ex-secretário da Saúde da Prefeitura de Sorocaba, médico Francisco Antônio Fernandes, se filiou na hora do almoço de hoje (10/07) ao PRP, partido do vereador Wanderlei Diogo na Câmara de Sorocaba.

Teria sido um fato singelo, não tivesse ele como testemunho a presença do ex-prefeito Pannunzio, um dos cânones do PSDB não apenas sorocabano, mas do Brasil. Pannunzio foi líder do governo na Câmara federal e presidiu o diretório esatadual paulista dos tucanos.

Para piorar, a divulgação inicial do fato foi feita com a seguinte mensagem: PRP filia ex-secretário de Pannunzio para ser candidato a deputado estadual em 2018 e candidato a prefeito de Sorocaba em 2020. Opa!

Deputada Maria Lúcia

A deputada estadual Maria Lúcia Amary não escondeu sua surpresa quando a indaguei sobre o que pensava desse ato de filiação do Chicão. Me disse que ser amigo de Chicão (como é carinhosamente chamado o médico Francisco Fernandes) e recebê-lo em casa e ter o relacionamento que deseja é uma decisão individual, porém, ir a filiação partidária num outro partido é algo absolutamente estranho. Ela estava inconformada com a pretensão que Francisco Fernandes venha a concorrer ao cargo que ela, a princípio, irá concorrer à reeleição e lembrou que sempre foi fiel a Pannunzio em todos os momentos, incluindo os piores em seu 4 anos de prefeito. Apesar de seu inconformismo, a deputada disse que vai esperar uma posição oficial do ex-prefeito Pannunzio para se prounciar de modo oficial.

Vereador JP

Quem também demonstrou indignação com a atitide do prefeito Pannunzio foi o vereador JP Miranda: Votar com o DEM (partido do prefeito Crespo) não pode, mas apoiar migração de “tucano” para o PRP que mamou na teta do PSDB por 4 anos e na reta final traiu o João Leandro e apoiou outro candidato, pode? Com ironia, afirmou: Bela coerência tucana! O vereador ainda me disse, em tom de surpresa: Tem gente estruturando a campanha do PRP no nariz dos deputados tucanos. O partido vai deixar?

Presidente tucano João Leandro

O presidente do diretório municipal do PSDB, João Leandro da Costa Filho, sempre bastante falante comigo, nunca se furtando a explicar o que muitas vezes não compreendo a razão de estar acontecendo, hoje foi absolutamente econômico comigo: “Pannunzio é homem de partido. Não acredito que ele saia do PSDB muito menos apoie outras candidaturas que não sejam nossos candidatos  do PSDB Vitor Lippi e Maria Lúcia”.

Pessoas próximas de João Leandro me dizem que assim como Maria Lúcia e JP que falaram comigo, e outras lideranças tucanas com quem não consegui falar, ele também estava absolutamente incrédulo com o fato provocado por Pannunzio.

José Irã, presidente do PRP sorocabano, foi amigo de João Leandro. Em 2012, na campanha que elegeu Pannunzio, os dois ficaram muito próximos, mas a decisão de Irã de não apoiar a candidatura a prefeito de João Leandro em 2016 criou um clima de decepção entre eles. A amizade ruiu, em que pese as relações protocolares. Por isso, ao falar comigo, a economia de palavras de João Leandro, afinal ele foi por mais de 20 anos assessor de Pannunzio, é fiel escudeiro de Pannunzio e, em que pese ser assessor parlamentar do deputado federal Vitor Lippi, nunca abandonou Pannunzio. Ser assessor de Lippi era compreendido como circunstancial uma vez que com o mandato Lippi tem cargo onde acolher João Leandro e Pannunzio não.

Da mesma maneira, assim como é natural a candidatura de Maria Lúcia a deputada estadual (onde está em seu quarto mandato) também o é a de João Leandro que deu a cara à tapa ao se candidatar a prefeito em 2016 e, no meu entender, tem tudo para seguir sua carreira na vida pública sendo candidato a deputado em 2018 e novamente a prefeito em 2020.

Conclusão

Mas foi só a presença na assinatura de uma ficha. Podem dizer alguns. É muito pouco. Pannunzio não fez nada. Obviamente que isso seria verdade se a reação dos outros personagens assim tivesse sido expressada. Mas o que se viu é que o ninho está fervendo e Pannunzio apenas colocou mais lenha nessa fogueira.