Hospitais de Sorocaba estão livres do risco da tragédia que matou 11 pessoas no Rio de Janeiro?

No mês passado, quando o padre Flávio Miguel, que comanda o Hospital Santa Casa de Sorocaba, na tribuna da Câmara, falava da necessidade de recursos para concluir as obras no hospital, muita gente, como reproduzi aqui neste blog, dizia que a Santa Casa é um saco sem fundo de recurso, que o padre exagerava, que a Santa Casa sempre foi assim. E etc e tal.

É verdade. A Santa Casa sempre foi assim. Mas sob o comando do padre Flávio está mudando. Ele já contratou e está concluindo o projeto do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiro) o que significa que está deixando o hospital em ordem do ponto de vista de segurança.

O CHS (Conjunto Hospital de Sorocaba) não tem o AVCB e o TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) aplicou multa de R$ 200 mil à sua direção e deu prazo de um ano para que coloque a casa em ordem.

A Policlínica de Santa Rosália, que é municipal, e as UBS (Unidades Básicas de Saúde) que são municipais, nenhuma delas possuem o AVCB e, muito menos, brigada de incêndio.

Até hoje pela manhã todos achavam isso um exagero. Continuam achando depois do incêndio de grandes proporções que atingiu o Hospital Badim, no Maracanã, Zona Norte do Rio, no fim da tarde desta quinta-feira e pelo menos 11 pacientes morreram, 10 deles por asfixia, por inalação de fumaça? Ao todo, 103 pessoas estavam internadas na unidade no momento do incêndio. Os mortos eram idosos, estavam intubados e não tiveram como ser removidos.

Quando da tragédia da Boate Kiss, no Rio Grande do Sul, o Brasil de mobilizou. O prefeito Pannunzio anunciou que até o prédio da Prefeitura de Sorocaba não tinha AVCB. Sesi anos depois, continua sem.

A indignação no momento da tragédia tem que perdurar até a resolução do problema. Faz bem o padre Flávio de enfrentar os corneteiros, assim ele constrói a credibilidade que ajuda ele a administrar a complexidade que é a Santa Casa.

Comentários

Leia também