Juiz eleitoral declara encerrada a eleição, diploma os eleitos e evoca Deus. Nunca antes a crença em Deus teve tanta importância numa eleição quanto neste ano

eleitos

O juiz José Elias Themer, representando a Justiça, declarou encerrado o processo eleitoral deste ano em Sorocaba na noite desta segunda-feira, 19, no plenário da Câmara Municipal quando diplomou os vinte vereadores eleitos em Sorocaba para a 17ª Legislatura (2017–2020), assim como o prefeito e a vice-prefeita eleitos. O ato da diplomação encerrou o processo eleitoral, credenciando os eleitos a tomar posse e exercer o mandato. A posse será realizada na Câmara Municipal no dia 1° de janeiro de 2017, ocasião em que também será eleita a nova mesa diretora do Legislativo.

Conforme narrativa do jornal Cruzeiro do Sul, o juiz José Elias Themer desejou aos políticos diplomados “um mandato iluminado, um mandato do bem, que tenham um mandato que concorra para melhorar as condições de vida da nossa população, notadamente a nossa população mais carente”. E afirmou: “Peço a Deus para que tenham força, coragem e muita luz.”

Lembrou que eles assumirão os cargos de prefeito e vereador com “uma tremenda responsabilidade”, pois o País vive “tempos bicudos”, com “economia abalada, crise de credibilidade nas instituições sem precedentes”, e falou que admira a “coragem” deles.

Segundo Themer, a cerimônia de diplomação é o título do direito que os eleitos recebem: “O direito dos senhores nasce do direito da eleição, da consagração do voto popular”. E deixou clara a sua expectativa: “Espero que melhorem essa cidade em que nós vivemos”.

Ou seja, o juiz evoca Deus no último ato do processo eleitoral, Personagem que ganhou um destaque particular no 2º turno quando aliados de um lado começaram a colocar em dúvida se o outro lado era crente. Num dado momento, em especial em entrevistas e debates, quando um falava que era religioso o outro fazia questão de enaltecer que além de religioso ele também blá-blá-blá e incorporava algum adjetivo que entendiam agradaria ao eleitor.

Asseguro que nunca antes em uma eleição para prefeito a crença em Deus teve tanta importância quanto neste ano.

Diálogo com Legislativo

Como vereador mais votado, Rodrigo Manga destacou que os vereadores são os políticos mais próximos da população, e aos quais os sorocabanos têm mais acesso. “Independente do partido pelo qual fomos eleitos, o objetivo principal agora é fazer o melhor para Sorocaba e para a população da cidade”, concluiu.

Por fim, o prefeito eleito, José Crespo, homenageou o Judiciário pela condução do processo eleitoral e ressaltou a importância do diálogo do Executivo com a Câmara Municipal. “Minha melhor ferramenta para governar será o diálogo com o Legislativo”, concluiu. Claro que ele agradeceu a Renato Amary.

Os parlamentares receberam os diplomas por ordem decrescente de votação, por coligação: Rodrigo Manga (DEM), Péricles Régis (PMDB), Fernando Dini (PMDB), Vitor Alexandre Rodrigues (PMDB), Hélio Brasileiro (PMDB), Marinho Marte (PPS) e Hudson Pessini (PMDB); Anselmo Neto (PSDB), José Francisco Martinez (PSDB) e João Donizeti (PSDB); Irineu Toledo (PRB) e Luis Santos (Pros); Iara Bernardi (PT) e Francisco França (PT); Pastor Apolo (PSB) e Antonio Carlos Silvano Jr. (PV); Fausto Peres (PTN); Fernanda Garcia (PSOL); Renan dos Santos (PC do B); e Wanderley Diogo (PRP).

Em seguida, foram diplomados a vice-prefeita, Jaqueline Coutinho, e o prefeito eleito, José Crespo.

Compuseram a mesa diretora da solenidade o presidente da Câmara, José Francisco Martinez; o juiz de direito José Elias Themer; o comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI/7), coronel Antonio Valdir Gonçalves Filho; o juiz de direito Hugo Leandro Maranzano; o ex-vereador Oswaldo Duarte Filho; o tenente-coronel Melo, do comando do 7° BPMI; o delegado seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel; o delegado assistente do Deinter 7, Elton Padilha; o promotor de justiça da Infância e Juventude, Antonio Farto Neto; a promotora eleitoral Patrícia Augusta Franco Pinto; e o conselheiro seccional da OAB São Paulo, Luis Henrique Ferraz.