Luta por trem de passageiros

Na postagem “Trem de Sorocaba fora da pauta”, do dia 10 de janeiro de 2019, afirmei que a reunião entre o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o governador de São Paulo, João Doria, deixou de fora o Trem Intercidades de Sorocaba e cobrava deputados e prefeitura de que isso fosse revisto. O trem de passageiros de Sorocaba a São Paulo é uma necessidade dos mais de 3 mil sorocabanos que são reféns do serviço prestado com exclusividade pela Viação Cometa há mais de 50 anos. É hora de concorrência e qualidade. Ninguém aguenta mais ficar duas horas parado no trânsito na entrada da capital. Ninguém aguenta mais ser mal-tratado na fila de compra de passagem da Cometa.

Pois o primeiro a se mexer neste sentido foi o secretário Luiz Alberto Fioravante da Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade da Prefeitura de Sorocaba.

Os projetos de mobilidade urbana desenvolvidos por sua pasta foram apresentados para as autoridades do transporte metropolitano e estadual, na sede da Secretaria de Transportes Metropolitanos, na Capital, no dia 1º de fevereiro. Três temas foram abordados nesta reunião, entre eles o projeto do trem de passageiros vindo de são Paulo a Sorocaba.

Representando Sorocaba, o secretário Luiz Alberto Fioravante, acompanhado de sua equipe técnica sendo eles, José Carlos de Almeida, secretário adjunto e Adriano Brasil, gerente de Transportes, foram recebidos na sala de reunião do gabinete do secretário estadual executivo Paulo Galli. Os detalhes foram discutidos com o presidente da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Pedro Moro. Quem também participou da reunião foi o presidente da EMTU- Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, Marco Antonio Assalve.

Que alguma decisão, e positiva, seja logo anunciada. O então governador Alckmin, entre as várias promessas e anúncios feitos para Sorocaba, tinha o trem de passageiro Sorocaba a São Paulo funcionando em 2018. E não há nada de concreto para esse sonho vir a sair do papel. Que o mistério, ao menos, sobre se haverá esse trem seja desvendado.

Comentários

Leia também