Mensagem sobre fechamento da Policlínica é fake news, diz prefeitura

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba divulgou no domingo a mensagem “Evite acreditar em fake news, que só geram preocupação” para desmentir uma mensagem que corria via WhattsApp sobre o fechamento da Policlínica de Sorocaba. Leia a seguir o que dizia a mensagem e o posicionamento da prefeitura.

Seja como for, recebi a mensagem de pelo menos 5 médicos e outros funcionários da área da saúde e, em todos, o mesmo sentimento: “a obsessão do Crespo em fechar a Poli como Plano de Governo, sem ter um Plano B, é lamentável”.

Mensagem que circulou

Bom dia a todos. Na quinta-feira Foi me passado pela Secretária da Saúde, a ordem vinda do Prefeito, para que eu transferisse de  50 dos médicos da Policlínica para as UBSs.

Declinei da ordem.

Considero um suicídio administrativo ,pois em matemática simples, pelo número de horas que cada um faz e pelos meses que já temos agenda, seriam cerca de 90.000 pacientes a serem desmarcados e apenas desmarcados, pois ainda não há contrato de terceirização ou agenda que estes pacientes possam ser transferidos.

Marquei de segunda-feira me reunir com a Secretária para definir a situação e tomar decisão.

Na mesma quinta-feira o supremo tornou legal a terceirização de qualquer atividade no setor público e privado. Frente à isso, terceirização será inevitável.

Tenho duas opções de tomada de decisão na segunda-feira:

1- Peço exoneração do cargo por não concordar com essa ordem recebida.

2- Permanecer e tentar fazer essa transição, caso não haja outra opção, da melhor forma possível.

Devo tomar a primeira opção como decisão.

Paulo R. Gurres

Resposta da Prefeitura

A Prefeitura de Sorocaba informa que não é verdadeira a mensagem que circula na internet, atribuída a um médico da rede pública municipal, sobre uma suposta transferência de 50 médicos da Policlínica para as UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

O governo planeja sim o fortalecimento das UBSs para agilizar as consultas e o atendimento, melhorando assim a qualidade na saúde. Mas essa transferência só será feita após a contratação de mais médicos e profissionais da saúde para os pronto-atendimentos.

Esse tipo de informação disseminada na internet visa apenas gerar preocupações desnecessárias na população. O cidadão não deve acreditar e deve se informar com segurança só por meio da Agência de Notícias da Prefeitura: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br.

Comentários

Leia também