Moradores de Brigadeiro Tobias deixam de lado clima festivo do programa “Câmara de Bairro em Bairro”, visto nos 3 primeiros encontros, e dão claros sinais de que perderam a paciência com as promessas que não se concretizam

BairroBairroBrigadA 4ª edição do Programa “Câmara de Bairro em Bairro” iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Rodrigo Manga (DEM), em conjunto com a Mesa diretora da Casa, aconteceu na manhã de sábado passado (21/10) e reuniu cerca de 200 pessoas na Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias, bairro localizado a 10 quilômetros do centro da cidade tendo em seu entorno: Vila Astúrias, Mato Dentro, Caputera, Tupã, Inhaíba, Genebra e Novo Eldorado.

Ao contrário das três reuniões anteriores (nos bairros Parque São Bento, Júlio de Mesquita Filho e Éden), onde o clima festivo predominava entre os moradores que demonstravam alegria em receber os vereadores para conversar, desta vez ficou evidente que os moradores perderam a paciência. Não raro os moradores demonstraram estar bravos, cansados de promessas e cobrando melhorias.

Um exemplo desse clima foi dado pelo morador do bairro Genebra, Lúcio Santos, um dos 20 participantes sorteados para apresentar sua reivindicação aos vereadores: “Vivo há seis anos nesse bairro, numa região de Brigadeiro Tobias que ainda não tem água e energia elétrica. É disso que preciso”.

Problemas de mobilidade (o que inclui ausência de ônibus e calçadas intransitáveis) e saúde também marcaram as cobranças.

A intenção da Câmara, por meio desse programa, é justamente incentivar a participação popular e aproximar a comunidade do Legislativo, explicou Manga.

O clima dessa vez está esteve mais de cobrança, “está claro que o eleitor perdeu a paciência”, afirmou Iara Bernardi.

Em que pese o papel do programa ser o de fazer o meio de campo entre o cidadão e a prefeitura, que é quem executa melhorias, ficou claro pelo tom dos moradores, que sempre diziam que na eleição eles dariam a resposta aos vereadores, que eles não fazem essa diferenciação. Vereador ou prefeito para eles é a mesma autoridade, ou seja, tem o mesmo papel institucional de resolver.

Autoridades presentes

A vice-prefeita Jaqueline Coutinho marcou presença em Brigadeiro Tobias. Da mesma forma, pela primeira vez desde o início do programa, sete secretários municipais estão no ‘Câmara de Bairro em Bairro’. Além de Manga, outros 10 vereadores também ouvem as reivindicações da comunidade: Pastor Apolo (PSB), Wanderley Diogo (PRP), Fernanda Garcia (Psol), Hudson Pessini (PMDB), Iara Bernardi (PT), Silvano Jr. (PMDB), Fausto Peres (Podemos), Rafael Militão (PMDB), Francisco França (PT) e Luís Santos (Pros).

“É um prazer ver a Casa do Cidadão assim lotada. Um programa que está dando certo e que posso considerar não apenas uma vitória da Câmara, mas da população, que é a principal beneficiária com essa iniciatmiva”, frisou Manga na abertura. Já a vice-prefeita Jaqueline classificou a iniciativa do Legislativo como “muito auspiciosa”, em complementou: “Nada melhor que a população para apontar as demandas de cada região da cidade. Vamos analisar cada pedido e ver quais são possíveis de serem atendidos”.

Câmara nos bairros

O Programa “Câmara de Bairro em Bairro” foi instituído pela Resolução nº 443, de 12 de janeiro de 2017, de autoria da atual mesa diretora, e tem como objetivo promover a integração entre o Poder Legislativo e a comunidade de cada bairro, identificando as demandas dos diversos bairros da cidade e encaminhando as reivindicações dos munícipes de cada região ao Poder Executivo. As reuniões do programa são realizadas periodicamente, devidamente agendadas em próprios municipais e com ampla divulgação, inclusive para os moradores da respectiva região.