Não entro na discussão sobre o nome de outras escolas de Sorocaba, mas é justo enaltecer a iniciativa de denominar de Alfredo Metidieri a mais nova unidade municipal de ensino. As futuras gerações precisam saber quem foi ele

EscolaMetidieri

 

Familiares do Comendador Alfredo Metidieri

e o vereador Martinez, que propôs a homenagem

durante solenidade na escola

 

 

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (26/4), foi inaugurada a Escola Municipal Comendador Alfredo Metidieri, cuja denominação foi dada por sua sugestão do vereador Engenheiro Martinez.

Durante o evento, a filha do comendador, Jane Metidieri Menegoci, agradeceu ao vereadorz em nome de toda a família pela lembrança e cortesia. O vereador explica que o propósito de nomear a escola com o nome do comendador se deu porque “além de formar cidadãos, educar é conjugar desenvolvimento. Alfredo Metidieri, como grande empreendedor de Sorocaba e região, também contribuiu muito para a educação no município”.

Localizada na Vila Barão, a escola já atende a cerca de 150 alunos da pré-escola e conta com oito salas de aula e ginásio poliesportivo.

O Comendador Alfredo Metidieri (1919-2015) fundou a Indústria Metidieri de Tecelagem em Sorocaba, foi presidente do Esporte Clube São Bento e da Federação Paulista de Futebol (FPF). A despeito de seus afazeres como empresário, jamais deixou de participar da vida social da cidade, atuando também na educação, na cultura, no esporte e na filantropia. Empenhou-se na fundação de várias entidades, como Colégio Salesiano, Shangri-la Country Club, Guarda Mirim de Sorocaba e Votorantim e da Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi).

Mas seu grande legado foi a coragem de formar lideranças e não temer pelo futuro. Metidieri foi justo em sua postura perante a sociedade e não fugiu de enfrentar os desafios de uma cidade que tinha a vocação de liderar a região. Se Sorocaba tem o destaque internacional (sem dizer o nacional) deste século 21 é porque Metidieri deu grande contribuição nas últimas cinco décadas do século 20 para que isso acontecesse. Dar seu nome a uma escola é, sim, uma grande homenagem.