Não existe nenhuma nova pesquisa sobre as eleições em Sorocaba. Oficiais são apenas as já divulgadas e feitas pelo Ipeso e Ibope

Pesquisa

A empresa “Érica Regina Análises e Pesquisa” fez dois registros de pesquisas eleitorais no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em nome do sistema Ipanema de Comunicação. Da primeira vez, quando não havia as definições das candidaturas, e agora com o quadro definido, onde ela faria duas perguntas de pesquisa estimulada, aquela em que mostra o cartão para obter a resposta do entrevistado: 1) em quem você vai votar para prefeito e a outra pergunta: 2) em quem não vota de jeito nenhum para prefeito.

São pesquisas de caráter interno do sistema Ipanema que, registradas, poderiam vir a ser tornadas públicas. O que não é o caso.

Portanto, todos os números que circulam entre candidatos a vereador, principalmente, e que se multiplicam via WhattsApp não têm base alguma. São invenções de números que interessam apenas a quem está, mesmo que indiretamente, patrocinando essas divulgações. Numa guerra tão curta que é uma eleição, qualquer batalha vencida dá ânimo para se dirigir para a próxima.

 

Dessa maneira, o que é válido são as pesquisas oficiais e divulgadas.

 

Pesquisa Ibope/TV TEM: Raul Marcelo (PSOL) tem 30%; Crespo (DEM) 26%; Hélio Godoy (PRB) 13%; João Leandro (PSDB) 5%; Glauber Piva (PT) 2%

 

Pesquisa Ipeso/PSOL: Raul Marcelo (PSOL) tem 30,7%; Crespo (DEM) 25,3%;

Hélio Godoy (PRB) 12,3%; João Leandro (PSDB) 1,9%; Glauber Piva (PT) 0,9%