No Japão, Toyota anuncia que seu novo carro no Brasil será feito em Sorocaba

Na noite de hoje no Japão – manhã de hoje aqui no Brasil – a montadora Toyota anunciou a produção de um novo carro na fábrica de Sorocaba a partir do ano que vem para ser colocado no mercado brasileiro em 2021 e concorrer no segmento dos chamados SUVs compactos, onde ela iria concorrer com modelos como Jeep Renegade e Honda HR-V.

O investimento de R$ 1 bilhão deve gerar na fábrica de Sorocaba mais 300 empregos diretos o que se somaria aos mais de 1000 empregos atuais dos trabalhadores que atuam na produção dos modelos Etios e Yaris. Em junho passado, a Toyota demitiu 340 funcionários nas unidades de Sorocaba e Porto Feliz devido ao encerramento do terceiro turno de produção, especialmente devido a queda das exportações para a Argentina a principal compradora do modelo Etios.

O governador de São Paulo, João Dória, presente no anúncio da Toyota, em Nagoia, onde fica a sede mundial do Japão, caso a marca crie mais 100 vagas na unidade até o final de 2020, ela será contemplada com os benefícios do programa de incentivo.

O projeto da fábrica de Sorocaba, que foi inaugurada há 7 anos, previa a possibilidade de ampliação, e sua escolha para produzir o novo veículo também foi motivada pela facilidade de logística com fornecedores, declarou a Toyota.

Comentários

Leia também