Nomeação de ex-secretário no Saae volta a acender especulação sobre candidato tucano

Wilson Unterkircher Filho, conhecido por Cuca, ex-diretor do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) entre 2013 e 2014 (governo Pannunzio) e ex-secretário de Obras e Infraestrutura Urbana de maio de 2008 a outubro de 2011 (governo Lippi) está há uma semana no cargo de assessor técnico do Saae, uma espécie de braço direito de Rodrigo Maldonado o diretor-geral da autarquia. Engenheiro e de reconhecida competência, a nomeação de Cuca é algo absolutamente natural do ponto de vista técnico. Mas é do ponto de vista político que nasce a especulação de que sua nomeação está diretamente ligada com a candidatura tucana para prefeito de Sorocaba. Cuca é pessoa ligada ao deputado federal Vitor Lippi e amigo pessoal (eles almoçam juntos toda sexta-feira) de três pessoas diretamente ligadas a Lippi: José Ailton Ribeiro (assessor de Lippi como deputado e vice-prefeito no segundo mandato); Mário Pustiglione (ex-secretário de Administração de Lippi) e Zé Cômitre (ex-secretário de Obras de Lippi). A interpretação sobre esta nomeação é de que a presença de um amigo no Saae ajuda a abrir portas para o necessário apoio que Lippi precisa para tomar a decisão de ser o candidato.

Essa polêmica sobre a candidatura tucana funcionou bem até agora, mas há quem veja que os benefícios do adiamento desta escolha já se esgotaram. E quanto mais existir demora nesta definição, haverá apenas acúmulo de desgaste.

Lippi disse primeiramente a mim, no programa O Deda Questão na ITV (canal 24 da NET), que não seria candidato a prefeito neste ano. Isso foi há mais de dois meses e sua fala foi tratada como estratégia eE que ele teria me usado. Ocorre que desde então ele só faz é negar a candidatura e todos já acreditavam nisso. A nomeação de Cuca, porém reabre a especulação.

Na foto, estão Lippi, Zé Ailton e Cuca.