Número de eleitores indecisos sobre em quem votar para prefeito de Sorocaba equivale ao número daqueles que afirmam não ter Nenhum Interesse na eleição do dia 2

interesseeleicao

A pesquisa Ibope/TV TEM divulgada na última quinta-feira está disponível em sua versão completa no site do próprio instituto (http://www.ibopeinteligencia.com/arquivos/JOB_0562-2_SOROCABA%20-%20Relat%C3%B3rio%20de%20tabelas.pdf) e lá estão dados importantes para se entender este momento, 13 dias anteriores ao dia da eleição.

Uma das perguntas é: “Em outubro deste ano, teremos eleições para Prefeito e Vereadores. Gostaria de saber qual o seu interesse pelas eleições que ocorrerão neste ano. O(A) sr(a) diria que tem qual interesse?” A resposta de 24% é que tem Muito Interesse; 30% Médio Interesse; 20% Pouco Interesse; 24% Nenhum Interesse; 1% Não Sabe.

Outra pergunta: “Se a eleição para Prefeito fosse hoje, em quem o(a) sr(a) votaria para Prefeito de Sorocaba?” Neste tópico, onde a resposta é espontânea, ou seja, sem o estímulo de um cartão para lembrar o nome dos candidatos, a resposta indica: 27% vota em Crespo; 12% em Raul Marcelo; 5% em Hélio Godoy; 5% em João Leandro; 1% em Glauber; 19% Branco ou Nulo; e 27% estão indecisos.

Ao relacionar as duas questões, a conclusão óbvia é que o número de sorocabanos que Não Tem Nenhum Interesse na eleição de 2 de outubro (24%) é muito parecido com o número de eleitores que estão indecisos em relação a quem votar (27%). Ou seja, ao não se interessar pela eleição (o que equivale a dizer a não se interessar por quem são os candidatos e o que eles pretendem fazer caso sejam eleitos), o eleitor fica indeciso sobre em quem votar ou anular o voto que, indica a pesquisa, alcança um número também bastante expressivo de eleitores sorocabanos: 19% (na pesquisa espontânea) e 12% (pesquisa estimulada).