O idiota é burro ou é burro por que é idiota?

“Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?”

Esse dilema, de cunho filosófico, fez grande sucesso nos 80, ou 90, nem me lembro mais, numa publicidade de biscoitos. As vendas se alvancaram. O público passou a consumir a tal bolacha de uma maneira que nunca antes havia consumido.

Esse dilema me veio à mente quando li que uma Operação Contra Aglomerações, feita pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, autuou 49 veículos entre a noite de ontem e a madrugada de hoje em Sorocaba.

O objetivo da operação é evitar aglomerações para combater a disseminação da Covid-19, pandemia que já matou mais de 700 sorocabanos e contaminou mais de 33 mil deles. Nem a assessoria da polícia e nem a da prefeitura explicam o que significa autuar.

Seguramente, essa autuação não é o registro do nome de quem está desobedecendo as orientações e sua colocação no sistema de atendimento médico da cidade. Não é colocado o seu nome no sistema porque isso não é possível. Ninguém ainda se ateve à fortuna que já foi gasta pela prefeitura, com dinheiro público, dos impostos, na última década, para que o computador de uma simples unidade de saúde esteja conectado com outro num simples teclar do funcionário. As unidades de saúde são burramente autônomas e ninguém está nem aí para o desperdício do que foi feito para tentar uma solução para isso. E ninguém está nem aí para o desperdício que significa essa falta de ligação entre as unidades de saúde.

Se tecnologicamente fosse possível a conectividade entre as unidades públicas e particulares de saúde teria algum sentido essas autuações caso o autuado e todos os seus familiares fossem para o fim da fila de atendimento. Nunca a prioridade seria ele (ou seu familiar) que desprezou o perigo da contaminação e segue promovendo a disseminação desse maldito vírus.

Daí minha lembrança da publicidade de bolacha: o idiota é burro porque não teve a educação básica para entender o seu lugar na comunidade ou é burro porque é idiota e não sabe viver em comunidade?

O idiota é burro por seguir achando que essa pandemia não passa de uma gripezinha ou é burro porque é idiota e não consegue pensar e fica compartilhando mentiras, falsidades e falsos milagres que seguem matando pessoas?

Comentários

Leia também