OAB Sorocaba elege advogado “de direita” como seu presidente

Exatos 2.649 advogados compareceram às urnas e escolheram para presidir a 24ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), de Sorocaba, Márcio Roberto de Castilho Leme, da chapa 2, tido como de tendência ideológica mais à direita entre os 3 concorrentes.

Entre seus clientes, está o prefeito de Sorocaba, Crespo, que foi até a OAB cumprimentar Leme e posou para a foto. E a ex-assessora de Crespo, Taty Polis, alvo da vice-prefeita Jaqueline Coutinho no caso do diploma falso, que levou ao imbróglio entre o prefeito e a vice, e que culminou na cassação do prefeito por 43 dias em 2017.

Sua chapa recebeu 997 votos e a próxima diretoria será formada por Márcio Leme (presidente), João Paulo Milano (vice), Juliana Mazzei (secretária-geral), Giovanna Aparecida Maldonado (secretária adjunta) e Fábio Souza Pinto (tesoureiro).

A Chapa 3 “Reconstruindo a OAB Sorocaba”, liderada pelo advogado Gustavo Campanati, recebeu 829 votos. Era a chapa considerada mais ao centro entre as 3 em disputa.

A Chapa 1 “OAB no Rumo Certo”, que era encabeçada pela advogada Maria Cláudia Tognocchi Finesse e que representava o atual presidente da instituição, Márcio Rogério Dias, teve 818 votos. Márcio Dias é o presidente do São Bento e ficou conhecido entre os advogados por sua amizade com o deputado estadual Raul Marcelo (PSOL) e por ser o advogado da vice-prefeita Jaqueline Coutinho nos embates em que ela é alvo de disputa com o prefeito Crespo. Essa chapa teve ainda o apoio de ex-presidentes da entidade local Alexandre Ogozuku e Antônio Delgado Lopes, além de Ísis Lippi, irmã do deputado federal Vitor Lippi. Ou seja, embora tenha recebido a pecha de mais à esquerda, era uma chapa com apoiadores de diferentes tendências.

Negam ligação partidária

Os três candidatos fugiram das questões ideológicas ao longo da disputa. Mas em mensagens trocadas em grupos, ficou claro que a chapa 1 era tida como mais à esquerda e a 2 mais à direita, e a 3 mais de centro. A mais irritada em ser chamada de representante da esquerda era a candidata da chapa 1. Ela mais de uma vez afirmou que não era partidária. Mas parece que pouco adiantou para convencer seus colegas.

Coincidência ou não, os advogados que mais se manifestaram em prol de Bolsonaro na última eleição, também se manifestaram pró Márcio Leme na eleição em que ele venceu a presidência da OAB Sorocaba.

O que diz o eleito

Troquei rápida mensagem com Márcio Leme após sua vitória e ele alfinetou o atual presidente, Márcio Dias, de quem foi eleito vice e, por divergências, deixou a diretoria da OAB.

BLOG: Como você avalia a vitória?

PRESIDENTE ELEITO DA OAB: “Acredito que primeiro a advocacia demonstrou sua reprovação ao modelo atual de gestão da OAB; de outro lado, penso que foi o reconhecimento do trabalho que já realizamos junto à OAB, especialmente com a jovem advocacia, cujos votos foram decisivos para nossa eleição. A vitória, na verdade, foi de todos advogados e advogadas que integraram nosso Movimento Inova, colegas que trabalharam incessantemente nos últimos 40 dias para transmitir nossas propostas e compromissos de gestão, a vitória foi do grupo”.

Comentários

Leia também