Operadoras de celular, TV a Cabo, e bancos lideram o ranking de reclamações dos sorocabanos que procuraram a unidade local do Procon para resolver os seus problemas

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A Superintendência do Serviço Municipal do Procon (órgão responsável pela Proteção e Defesa do Consumidor), ligada à Secretaria do Gabinete Central da Prefeitura de Sorocaba, em cumprimento ao disposto no art. 44 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), torna público o Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas do ano de 2017. O cadastro totaliza 852 registros de processos administrativos, que representam 3,23% do total de 26.368 atendimentos realizados pelo Procon Sorocaba no decorrer do ano supracitado.

O Ranking Municipal é formado por fornecedores que mais geraram reclamações fundamentadas, ou seja, reclamações de consumidores que não solucionadas preliminarmente, geraram abertura de processo administrativo.

Ao todo, foram registrados 26.368 atendimentos, sendo eles: consultas, orientações, cálculos, denúncias, reclamações, e até mesmo de encaminhamentos a outros órgãos quando não se trata de relação de consumo.

De acordo com o Procon, entre os líderes de reclamações do Ranking Municipal, destacam-se: Em primeiro lugar, Vivo/Telefônica, com o total de 81 atendimentos, sendo 65 reclamações atendidas e 16 não atendidas. Com relação ao ano passado, passou para a primeira posição, porém, vislumbra-se uma diminuição no número de reclamações. Em segundo lugar, a Claro/Net/Embratel, com o total de 58 atendimentos, sendo 47 reclamações atendidas e 11 não atendidas, tendo uma grande queda no número de reclamações, já que no ano anterior, contou com 135 reclamações.

O Ranking completo pode ser acessado através do link: http://sistemas.procon.sp.gov.br/reclamacao_fundamentada/index.php?ano=2017&municipio=19.

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