Padrinho da eleição do prefeito bota água na fervura e foca no macro

RAeEUbRenato Amary, ex-prefeito de Sorocaba, ex-deputado estadual e federal, presidente do Fomup (Forum Municipal de Políticas Públicas) e o padrinho político da eleição do prefeito Crespo em 2016 foi o entrevistado de hoje na coluna O Deda Questão no Jornal Ipanema (FM 91,1Mhz) para contar como classifica a crise entre o prefeito e a vice-prefeita Jaqueline Coutinho. O resumo de toda a entrevista foi um só: Renato Amary veio com a clara missão de jogar água nessa fervura.

Renato não entrou em nenhuma dividida. Renato se limitou a dizer que é um conselheiro que fala quando é chamado, mas pediu foco da sociedade (mas pode-se dizer que foi um recado direto aos vereadores) para o que é de governo e não o que chamou de jeito de Crespo. Quando disse que há coisas mais importantes a serem tratadas (como a greve dos motoristas de ônibus) do que um bate-bumbo desnecessário entre o prefeito e a vice foi alvo de severas críticas de ouvintes, como a dona Vilma, que disse que a transparência é fundamental. Hábil, Renato tratou de dar razão para a ouvinte e evitar esquentar o clima. Enfim, se esquivou, foi conciliador e recebeu elogios do deputado federal Jeferson Campos (aliado dele e do prefeito) e do assessor para a região do deputado federal Campos Machado, Cláudio Ferreira.

Um resumo da entrevista, pelo próprio padrinho da eleição do prefeito: “Vamos moderar a conversa. Temos que fazer com que mostremos o que a prefeitura está fazendo. Tem tanta coisa para falar que não se fala. Não vou ficar repetindo, mas esse assunto já passou e vambora pra frente. Temos de ter mais foco nas coisas positivas que estão acontecendo diariamente em Sorocaba”

Obviamente que Renato não disse isso, mas eu interpreto que Amary quis na entrevista de hoje demonstrar que é possível ao prefeito, quando for conceder entrevista, falar sobre a cidade e o que ele está fazendo sem que necessite “chutar o barde”, como se diz na Vila Santana. Crespo, desde que assumiu, acabou fazendo isso.