Patamar de civilidade e respeito

A assessoria de comunicação da vereadora Iara Bernardi (PT Sorocaba) informa que ela se reuniu nesta terça-feira (29) com o prefeito José Crespo (DEM) após realizar uma incursão na Represa Itupararanga, onde constatou os baixos níveis do principal reservatório que abastece Sorocaba e Votorantim.

Em reunião com Crespo, diz a assessoria de Iara, ela relatou as condições da região visitada, enfatizando que, mesmo com o período de chuvas (novembro a fevereiro), os níveis da represa não se normalizaram.

A assessoria da parlamentar relatou que o prefeito Crespo se mostrou sensível ao problema, e disse que quer trabalhar em conjunto com a parlamentar para encontrar soluções coletivas para o problema do abastecimento da região.

Um novo momento?

Encontros dessa natureza, absolutamente corriqueiros, são do cotidiano de qualquer governo. Mas me chama a atenção, pois Iara deu credibilidade a Crespo não apenas indo até ele, mas divulgando o encontro com a parcimônia que relatei acima. Deixando de lado o fato de serem opositores ideológicos e os interesses partidários, ela tratou o prefeito com o respeito que o cargo merece.

Nos últimos dois anos, o que se verificou na política sorocabana foram opositores não levando a sério o prefeito Crespo e marcando a sua imagem como se ele não tivesse em perfeitas faculdades mentais. Embalado por esse sentimento, inclusive, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Salatiel Hergezel, chamou o prefeito de louco, foi processado e condenado. Um cidadão ligado ao PDT, Fábio Grão, também chamou o prefeito de louco, sugerindo que ele tem problemas mentais, e também foi alvo de processo – Grão é o mesmo que ofendeu a deputada Maria Lúcia Amary, foi processado e condenado. Nos corredores da Câmara, vereadores comumente se referem ao prefeito como se ele fosse louco.

Por isso, a visita de Iara e o relato dessa visita feito por sua assessoria são claro sinal de que a relação dos legisladores com o prefeito poderá vir a ser outra, no âmbito da civilidade e respeito.

Na minha interpretação, esse encontro de Iara com Crespo (e seu respectivo relato) é o primeiro passo para o prefeito tirar dele essa imagem de louco. Cabem a ele os próximos passos nesse sentido.

O que Iara viu

Iara Bernardi relatou ao prefeito sua preocupação com o crescimento desordenado das cidades que utilizam a represa para seu abastecimento, dentre elas, Sorocaba. O consumo excessivo dos recursos hídricos e a ocupação do solo com exploração das áreas de preservação, foram preocupações amplamente debatidas por Iara e Crespo, durante a reunião. Eles planejam, agora, engajar os municípios em um esforço conjunto para trabalhar por Itupararanga e garantir o futuro do abastecimento hídrico da região.

A visita foi feita na região de Mairinque. Ildéia Maria de Souza, ex-vereadora daquele município e integrante do Conselho Gestor da APA Itupararanga, esteve presente na incursão.

O vídeo da incursão na represa pode ser visto no seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=uZjJeqZRrlQ

Comentários

Leia também