Pesquisa Ibope/TV Tem com intenções de votos nos candidatos a prefeito de Sorocaba será divulgada na noite de sábado, véspera da eleição, como estipulado pelo instituto ao registrar o trabalho no Tribunal Regional Eleitoral

debateA pesquisa Ibope, encomendada pela TV Tem que pagou R$ 45.150,00 por sua realização, será divulgada somente amanhã (1º de outubro) na 2ª edição do Tem Notícias, por volta das 19h15. Nela saberemos a intenção de voto de cada um dos 5 candidatos a prefeito na véspera da eleição, a rejeição a cada um deles, se haverá 2º turno ou termina no 1º, a evolução de cada candidato ao longo da campanha nas três pesquisas realizadas pelo Ibope/TV Tem. A primeira foi antes do início da Propaganda Eleitoral Gratuita de Rádio e TV, a segunda quando havia se passado duas semanas desde o início da propaganda e agora esta terceira, quando esta encerrada a propaganda.

 

Somente após o resultado deste domingo, teremos uma boa idéia do impacto que o debate (foto) – o último momento da campanha eleitoral – teve sobre o resultado da eleição. Na verdade, nem sei se este dado será público uma vez que o Ibope tinha a intenção de votos do sorocabano, que ele captou desde segunda-feira passada, e voltou a campo nesta sexta-feira e ainda uma parte deste sábado para além de ainda colher dados, fazer checagem das intenções de votos já colhidas.

 

Se o Ibope divulgar a intenção de voto que ele captou até quinta-feira e depois a que captou hoje e amanhã teremos uma boa idéia do tamanho do impacto que o debate sobre o eleitor. Mas isso somente quando tornar público os dados completos da pesquisa, provavelmente somente na semana que vem, em seu site na internet. Na TV Tem os dados divulgados são os que interessam diretamente ao eleitor, ou seja, quem conseguiu obter o maior número de intenção de votos e a menor rejeição.

 

Importante lembrar que a propaganda eleitoral teve um forte impacto sobre o resultado das intenções de voto (Raul Marcelo liderava com 30 pontos e caiu a 23 e Crespo pulou de 26 para 40 pontos) do momento zero (antes da propaganda) para o momento 2 (decorridos 2 semanas desde o início da propaganda).

Importante, ainda lembrar, o fortíssimo impacto que a propaganda teve sobre a rejeição dos candidatos. Crespo que tinha a maior rejeição caiu para terceiro enquanto Glauber Piva (PT) e João Leandro (PSDB) passaram a ser os mais rejeitados.

O momento 3 da eleição, captado pelo Ibope/TV Tem nesta terceira pesquisa, vai ajudar a entender como pensa o sorocabano diante da forma que agiram os candidatos.