Pesquisa Ibope/TV TEM mostra que 59% dos eleitores não sabem dizer em quem vão votar para prefeito de Sorocaba e a consolidação de que 18% quer anular ou votar em branco

IbopeEspontanea

Depois de trazer a intenção de voto e a rejeição de cada um dos 5 candidatos a prefeito de Sorocaba que disputam a eleição de 2 de outubro em pesquisa estimulada (aquela em que o pesquisado vê o nome dos candidatos em um cartão), o Ibope – que fez a pesquisa a pedido da TV TEM – disponibilizou em seu site os dados da mesma pesquisa, porém, a espontânea, ou seja, aquela em que o entrevistado responde em quem vai votar sem ser estimulado por nenhuma informação. Foram feitas 602 entrevistas entre os dias 18 e 22 de agosto. A margem de erro é de 4% e a confiabilidade no resultado de 95%.

A pesquisa Ibope/TV TEM, então, têm os seguintes números:

Raul Marcelo (PSOL) lidera com 30% na pesquisa estimulada e fica em 2º lugar na espontânea quando é citado por 5% dos entrevistados.

Crespo (DEM) 26% que está em 2º lugar nba pesquisa estimulada, fica em 1º lugar na espontânea com 7%.

Hélio Godoy (PRB) que tem 13% na estimulada segue em 3º lugar na espontânea com 3%.

João Leandro (PSDB) segue em 4º lugar, sendo que na pesquisa estimulada tem 5% e na espontânea 2%.

Glauber Piva (PT) que tem 2% dos votos na pesquisa estimulada, na espontânea é citado por menos de 1% e está na categoria outros nomes que obteve 5%.

Os Brancos e Nulos chegam a 16% na pesquisa estimulada e ficam muito próximo na espontânea com 18%.

O que mais chama a atenção porém, são os eleitores que responderam Não sabem em que vão votar. Na estimulada esse é 18% e pula para 59% na pesquisa espontânea.

 

Minha interpretação

Este dado da pesquisa Ibope/TV TEM confirma o que tenho afirmado desde a primeira pesquisa desta eleição, a do Ipeso/PSOL, ou seja, que a eleição está em aberta. Ingredientes como nível de conhecimento dos candidatos (pesquisa Ipeso), rejeição e consolidação dos que vão anular ou votar em branco (dados do Ibope) apenas reforçam que a propaganda de Rádio e TV será de importância capital para a definição de um novo cenário. Raul Marcelo, que lidera na pesquisa estimulada e fica em 2º lugar na espontânea terá apenas 18 segundos de exposição. Enquanto Crespo, que tem o dobro da rejeição de cada um dos outros 4 concorrentes, terá 14 vezes mais tempo que Raul, o dobro de tempo de João Leandro e o triplo de Glauber e Hélio Godoy. Quem errar menos ao se dirigir ao eleitor, terá mais chance de avançar e afirmar que estão definidos os candidatos do 2º turno é outro erro.

 

Para ver a pesquisa Ibope acesse o link

http://www.ibopeinteligencia.com/arquivos/JOB_0562-1_SOROCABA%20-%20Relat%C3%B3rio%20de%20tabelas.pdf