Polo de Sorocaba da Universidade Virtual do Estado de São Paulo , ensino de nível universitário gratuito, começa em fevereiro

UniVespA partir do dia 26 de fevereiro, Sorocaba vai oferecer quatro cursos gratuitos da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) no prédio da Uniten (Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios).

Viabilizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e da Educação, a Univesp é uma fundação mantida pelo Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e credenciada pelo Conselho Estadual de Educação e Ministério da Educação.

Sorocaba terá os cursos de Engenharia da Computação, Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Tecnólogo em Gestão Pública. Esta será uma ótima oportunidade da população ter acesso a um ensino universitário gratuito oferecido de forma semipresencial, com apoio dos professores das melhores universidades do Brasil.

A implantação do polo sorocabano traz a possibilidade real de qualificação profissional, o que melhora a capacidade de disputa no mercado de trabalho dos sorocabanos.

Como será o funcionamento

Cada curso funcionará em um dia da semana, no período noturno, programado pela própria Univesp. Na segunda-feira, serão os alunos de Pedagogia. Na terça-feira, estudantes de Licenciatura em Matemática. Na quarta-feira, será a vez dos alunos de Engenharia da Computação. Já na sexta-feira, o espaço será destinado aos estudantes do curso Tecnólogo em Gestão Pública.

Grande parte do curso é realizado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de uma plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, como assistir videoaulas, acessar material didático e bibliografia das disciplinas, além de tirar dúvidas do conteúdo com tutores.

Já os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura e realizam atividades como provas, discussões em grupo, trabalhos orientados por tutores. Ali, também podem solicitar serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar suas dúvidas sobre o AVA.

No total, 1.589 pessoas se inscreveram para o vestibular da Univesp em Sorocaba. A prova foi realizada no dia 21 de janeiro. A primeira lista de convocados para matrícula será divulgada no dia 14 de fevereiro, após as 14h, no site www.vunesp.com.br/uvsp1703. A matrícula presencial será realizada nos dias 15, 16 e 19 de fevereiro.

FOTO: Vice-governador do Estado de São Paulo e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Márcio França, e o deputado estadual sorocabano Carlos Cézar, que se auto-intitula o responsável pela vinda do polo da Univesp para Sorocaba