Por que tanta gente saiu de carro e foi ao centro de Sorocaba hoje

Transito12617Na tarde desta segunda-feira (1206), por volta das 16h, o Centro de Controle Operacional de Trânsito da Urbes registrou um trânsito anormal, com vários pontos de congestionamento, principalmente nas ruas da Região Central de Sorocaba e no seu entorno, provavelmente devido ao Dia dos Namorados (12 de junho).

O parágrafo acima faz parte de nota oficial emitida pela Prefeitura de Sorocaba, assim como os parágrafos abaixo.

Mas faço um convite ao leitor para refletir sobre este trânsito que tirou muita gente do sério, afinal trajeto de 10 minutos estava sendo feito em mais de hora. Pessoas civilizadas estavam com os nervos à flor da pele e agressivas. Havia muito mal-humor, e se tivesse um medidor desse quesito, aposto, hoje ele teria batido o recorde do ano. Identifiquei o problema bem antes das 16h, como diz a Urbes, pois às 14h30 já havia problemas. Por volta das 19h ainda havia muito carro na rua.

Acho um exagero simplificado creditar apenas ao Dia dos Namorados o volume de carros nas ruas da cidade. Acho que é a soma de vários ingredientes que levou a isso: o próprio Dia dos Namorados; o fato do 10º dia do mês (dia de muitos pagamentos) ter caído no sábado e muita gente ter deixado para ir hoje ao banco; o feriado da próxima quinta-feira e todo mundo pensou em adiantar o que tinha para fazer hoje… Enfim, acredito que cada leitor poderá contribuir com outras hipóteses. Mas, de verdade, acredito num ponto: as pessoas estão mais confiantes na economia. São pessoas que estão ignorando a essa crise política e resolveram levar a vida. Tomara que eu esteja certo. Não há nada melhor do que ignorar este momento, de pura desfaçatez, e dar o recado na hora do voto. Eu sei que cada vez que digo isso vêm leitores e ouvintes da coluna no Jornal da Ipanema me chamarem de ingênuo. Mas acho, de verdade, essa uma boa estratégia. E você, acha o que?

O que a Urbes fez

Para tentar amenizar a situação, a Urbes adotou imediatamente algumas medidas para melhorar a fluidez do tráfego na cidade, como a otimização do sistema semafórico desta região. Além disso, agentes de trânsito ficaram posicionados nos principais cruzamentos e foi realizado patrulhamento pelas principais vias de Sorocaba para evitar qualquer outra obstrução no trânsito.

O sistema de câmeras de trânsito disponíveis em Sorocaba funciona 24 horas por dia e mostra tudo o que acontece nos principais corredores viários. Através do videomonitoramento feito via CCO, é possível detectar interferências nas vias públicas, o que possibilita o encaminhamento imediato de equipes de campo para solução das ocorrências, bem como, quando necessário, a adoção de medidas para alterar, por meio do Sistema de Controle Semafórico, o tempo de verde em determinadas interseções, promovendo a fluidez viária necessária entre outras medidas.

Os agentes de trânsito que trabalham no CCO da Urbes são treinados e habilitados para entrar em contato com as equipes que estão nas ruas, ou outro órgão como Guarda Civil Municipal, Polícia Militar ou Bombeiros, fornecendo detalhes e apoio nas ocorrências de trânsito para que o problema seja solucionado o quanto antes.