Precisamos falar sobre o Kevin

Compartilhar

A Secretaria da Educação da Prefeitura de Sorocaba realizará na próxima quinta-feira, dia 14 de março, às 19h, no Centro de Referência em Educação uma palestra sobre “Bullying nas Escolas” com a professora Adriana Ricardo da Mota Almeida, diretora do CEI-25, mestre e doutora em Educação. O evento é aberto ao público em geral e a entrada é 1 litro de leite, que será revertido ao Fundo Social de Solidariedade (FSS).

Acredito muito em atividades dessa natureza para se criar um escudo contra essa prática que existe em toda a sociedade, mas especialmente, dentro das escolas.

E não consigo deixar de pensar no livro (que virou filme) chamado “Precisamos falar sobre o Kevin”. O nome do personagem do título é um adolescente que matou o pai, a irmã e alguns colegas em sua escola (caso comum nos Estados Unidos, de atentados dentro da própria escola) e a narrativa é toda ela conduzida do ponto de vista da mãe. O foco do livro (que foge bastante no filme) é o de quem é a responsabilidade pelo que aconteceu. “A culpabilização da mãe, como principal responsável pelos atos do filho, é um tema aprofundado e confrontado por ela e outras mães, que continuam visitando seus filhos infratores nos centros de detenção. Afinal, dá para saber se esses jovens, simplesmente, nascem psicopatas ou as atitudes maternas desde a gestação poderiam influenciar em seu caráter?” Esse é o cerne do livro!

O bullyng (prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas) é um ato bem próximo dos atos psicopatas extremos como os assassinatos dentro das escolas dos Estados Unidos. E, pior, o bullyng é um ato cada vez mais comum (ou ao menos cada vez mais denunciado) no ambiente escolar brasileiro.

Enfrentar essa realidade, sem dúvida, é um caminho.

E a professora Adriana, que tem mais de 31 anos de experiência na Educação entre docência e cargos de gestão, tendo atuado na rede estadual onde lecionou como professora de educação básica (PEB 2) na disciplina de português no ensino fundamental 2 e ensino médio, vai conduzir sua conversa com dados dess sua experiência prática e da teórica construída durante seu mestrado em Educação na Universidade de Sorocaba (Uniso), onde resolveu dar continuidade ao tema de maneira mais consistente: “Procurei fazer trabalho que me despertasse incomodo e paixão, foi assim que procurei entender e mergulhar no universo do bullying. Defendi minha dissertação com o tema baseado em muita pesquisa e bastante estudo. Hoje tenho um trabalho muito concreto para poder contribuir de maneira embasada sobre bullying na rede municipal de Sorocaba”, disse.

Que sua palestra desperte pais, professores e sociedade a prevenir qualquer dano. Ou, como explica secretário da Educação do município, André J. Gomes, “ajude neste importante passo na construção de cidadãos responsáveis”.

Comentários