Prefeito apresenta time da Promotoria Econômica e revela como criou esse nome

PromotoriaFoto de autoria do fotógrafo Fábio Rogério, publicada no portal Cruzeiro do Sul, de Fernanda Mariano e Alceu Segamarchi nomeados pelo prefeito Crespo para a Promotoria Econômica

O prefeito Crespo, posso dizer, foi generoso comigo logo após a entrevista ao vivo de hoje no Jornal da Ipanema (FM 91,1Mhz) ao revelar situações (como a conversa dele e do assessor a respeito do uso do termo lobista do bem, leia postagem anterior) íntimas da sua relação com a sua assessoria.

Outra confidência que ele fez ao seu secretário de Comunicação, Eloy de Oliveira, na minha frente, foi a de dizer que depois de pensar qual o melhor nome para a nova equipe, ele teve um insight quando estava no banheiro a respeito do nome da equipe que vai captar recursos federais para serem destinados a Sorocaba. Sua lógica, explicou o prefeito, partiu do local onde a equipe vai ficar no Paço Municipal, ou seja, no 4º andar, onde estão a Corregedoria, Controladoria e Ouvidoria, ai ele pensou que a nova equipe deveria fazer parte do mesmo sufixo (oria) e revelar, no próprio nome, o que se espera da equipe, dai nasceu o nome Promotoria, que mantém o sufixo (oria) e deixa claro que a função da equipe será a de promover a buscar de recursos. Eloy aprovou, mas antes o prefeito havia se adiantado e pedido ao assessor Carlos Mendonça que incluísse o termo na reunião que ele faria com a equipe às 10h e com a imprensa, para apresentar a equipe, às 11h.

O que é a Promotoria Econômica

Na coletiva, o prefeito apresentou nomes que este blog havia revelado com exclusividade dias atrás da equipe da Promotoria Econômica: o engenheiro civil sorocabano Alceu Segamarchi Junior, ex-secretário nacional de Saneamento do Ministério das Cidades, que comandará a Comissão Municipal de Captação de Recursos; além de César Nonato Pederiva, assessor de assuntos internacionais da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Metropolitanas; Hudson Willian, assessor especial da mesma pasta, e Fernanda Aparecida Mariano, que ocupará o cargo de assessora externa do governo municipal em Brasília. A estrutura terá ainda sete representantes de outras secretarias.

Crespo explicou que Alceu Segamachi ocupará o cargo de Chefe de Gabinete do Poder Executivo, vago desde a saída da jornalista Ivana Back, que atuava na função no governo Pannunzio, mas não terá salário na Prefeitura, pois é funcionário do governo Estadual, tendo atuado na CPTM, e cedido ao município, de onde continuará recebendo seu pagamento.

Ao falar de Fernanda Mariano, Crespo não resistiu e (mesmo o assessor sendo contrário – leia postagem anterior) chamou a assessora externa em Brasília de “lobista do bem”, dizendo que ela será “a pessoa que vai resolver nossos problemas no segundo, terceiro e quarto escalão, nos orientar e descobrir os nós. Nós quisemos, com isso, economizar recursos indo para Brasília”.

Em sua mensagem geral, disse o prefeito: “Reunimos pessoas qualificadas com o objetivo de superar a crise e trazer recursos extra orçamentários para Sorocaba. Antenar, formatar pedidos, acompanhar processos e trazer esse dinheiro para cá sejam recursos nacionais, internacionais, públicos e privados”.

A primeira missão da Promotoria Econômica será liberar projetos já em andamento que, por motivos diversos, estão parados, dentre eles o financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF) para obras viárias pelo programa Sorocaba Total que o prefeito Pannunzio passou os 4 anos do seu mandato tentando a liberação, sem ter obtido sucesso.