Prefeito aproveita entrevista ao vivo na rádio Ipanema para revelar que Prefeitura de Sorocaba tem o menor índice de funcionários comissionados em todo o Estado de SP

A Prefeitura de Sorocaba tem o menor índice de servidores comissionados entre as Prefeituras do Estado de São Paulo com população acima de 500 mil habitantes. É o que revelou o prefeito Pannunzio na coluna O Deda Questão no Jornal da Ipanema (FM 91,1Mhz) na edição de hoje (20/07) pela manhã. Os dados revelados pelo prefeito fazem parte da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2015, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e que contempla informações de todos os 5.570 municípios do país. No âmbito federal, Sorocaba ocupa a 5ª posição, atrás dos municípios de Londrina, Curitiba, Rio de Janeiro e Joinville.

 

De acordo com o estudo e revelado pelo prefeito, a participação de comissionados na Prefeitura de Sorocaba é de apenas 1,551%, ou seja, dos 11.091 servidores ativos, 172 são comissionados. Além deste indicador, Sorocaba também tem o menor índice do estado, entre os municípios mais populosos, se comparado o total de comissionados pela população, representando 0,027%.

 

Para o prefeito Pannunzio, essa pesquisa é uma resposta ao Ministério Público, tendo em vista que ele (como comandante do município) é alvo de uma Ação Civil Pública sobre o caso dos comissionados: O IBGE comprova por dados irrefutáveis nossa realidade. Pannunzio reforça que no primeiro ano da atual gestão foi feita uma reforma administrativa que extinguiu seis secretarias, duas empresas públicas e duas organizações sociais. Além disso, foram diminuídos mais de 60 cargos comissionados. O prefeito entende que esses dados vão ajudar na compreensão das autoridades do Poder Judiciário, que vão julgar, inclusive em definitivo, essa questão para saber se a Prefeitura de Sorocaba tem cargo de mais ou de menos. Basta comparar com o resto do Brasil.

Acesse a Tabela Ranking da participação dos servidores comissionados no total de servidores das Prefeituras no site (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/perfilmunic/ 2015/default.shtm)

E acesse a Tabela Ranking da participação dos servidores comissionados no total da população site (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/perfilmunic/ 2015/default.shtm).