Prefeito de Sorocaba abre brecha na agenda e vai a São Paulo na posse de presidente do Tribunal de Contas do Estado. É a primeira vez nos 90 anos da instituição que uma mulher assume o posto máximo do TCE

O prefeito Pannunzio abriu uma brecha na sua agenda hoje pela manhàe acompanhou a posse da nova presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a conselheira Cristiana de Castro Moraes. É a primeira vez nos 90 anos da instituição que uma mulher assume o posto máximo do TCE. A deputada estadual com base eleitoral em Sorocaba, Maria Lúcia Amary, também esteve na posse e vibrou com o fato de uma mulher ter ampliado o leque de suas conquistas. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), também esteve na cerimônia, um simbilismo que mostra a força da nova presidente e a importância do cargo.
Cristiana de Castro Moraes além de quebrar um tabu de gênero também quebra outro, afinal é a primeira vez que um funcionário de carreira vira presidente do órgão. A função geralmente era ocupada por pessoas indicadas. Cristiana é servidora de carreira e foi indicada ao cargo de conselheira em abril de 2012. Formada em administração e direito, possui pós-graduação em contabilidade e atuava na auditoria do TCE.
Vale lembrar que cabe ao TCE fiscalizar os gastos do Estado e julgar as contas dos prefeitos. Ela presidente promete informatizar o órgão para dar mais transparência e aumentar a participação da sociedade. O vice-presidente será Dimas Ramalho e a Corregedoria ficará a cargo do ex-deputado Sydnei Beraldo.