Prefeito eleito mantém proposta de campanha de construir usina de tratamento de lixo, mas assume compromisso de debater a ação antes de fazer a obra

crespo

O ambientalista Gabriel Bitencourt, durante sua coluna Meio Ambiente no Jornal da Ipanema (FM 91,1Mhz) na manhã de quarta-feira tratou do tema Usina de Tratamento de Lixo para Sorocaba proposta na campanha vitoriosa do então candidato José Crespo. Em seu programa, Gabriel teceu críticas, citou organizações, tratados e pessoas que têm posicionamento contrário no Brasil e no mundo a respeito da construção de uma usina de lixo. O ponto central, entretanto, da coluna do ambientalista foi o de cobrar – dada a complexidade do assunto – um amplo debate com a sociedade sobre o tema e que ele não fique circunscrito apenas ao processo de licenciamento.

Na entrevista de hoje, eu trouxe esse assunto ao prefeito eleito e ele assumiu que atenderá a esse pedido, que é do interesse dele que exista essa discussão, e cobrou de que todos os ambientalistas e críticos dessa proposta participem do debate. Ele elogiou a militância de Gabriel Bitencourt, que já foi vereador na Câmara de Sorocaba e candidato a prefeito em 2004, mas disse que muitos criticam, mas não participam dos debates e ele deseja que dessa vez todos participem: ambientalistas, técnicos e representantes de universidades e sociedade civil.