Prefeito está no México bancado pela Unesco para receber prêmio para Sorocaba

O prefeito Pannunzio recebe hoje (28/09/2015), na Cidade do México, um prêmio pela inclusão de Sorocaba no livro “Unlocking the Potencial of Urban Comunities: Case Studies of Twelve Learning Cities” (Desvendando o Potencial de Comunidades Urbanas: Estudos de Casos de Doze Cidades de Aprendizagem), publicado pelo Institute for Lifelong Learning (UIL), da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Todos os custos da viagem, hospedagem, alimentação e traslados do prefeito Pannunzio estão sendo custeados pela Cidade do México e pela Unesco. Dos 550 municípios do mundo que se apresentaram à instituição durante a realização da 1ª Conferência Internacional para o Desenvolvimento de Cidades da Aprendizagem, realizada em Pequim, na China, em 2013, Sorocaba figurou entre os doze municípios mais efetivos nas ações de construção de políticas de inclusão e garantia dos direitos de crianças, jovens e adultos em diversos setores públicos, alavancados, principalmente, pela educação.

Nesta segunda edição da conferência, na Cidade do México, Pannunzio também apresentará os casos coadunantes e de sucesso, desenvolvidos pelo setor público. Esse é o caso dos programas Escola Viva, Escola Digital, Escola da Escola, Escola Para o Futuro, todos da Secretaria da Educação; e programas de atenção ao idoso, por meio do Clube e da Chácara do Idoso, e de preservação do meio ambiente e de educação ambiental, entre outros.

Nesta terça-feira (29/09), o prefeito participa durante o Fórum no México de reunirão com os doze prefeitos para tratar da forma pela qual as cidades de aprendizagem podem contribuir para a saúde e bem-estar de suas populações e para com o crescimento econômico sustentável. Segundo o prefeito Pannunzio, Sorocaba tem se pautado para a educação além das escolas, buscando criar uma cidade humana e educadora. “O aprendizado não pode se limitar às salas de aulas, às unidades escolares. Educação é um processo que acontece nos mais variados espaços públicos, por meio de programas que promovam a formação e a inclusão das pessoas de modo a garantir uma sociedade mais justa e com qualidade de vida”, disse. Para o prefeito, “uma cidade viva, bonita, moderna e geradora de oportunidades só pode existir se também for humana e educadora”, acrescentou, justificando os eixos de sua gestão.

O prefeito retorna a Sorocaba na noite de quarta-feira e na quinta-feira terá expediente normal de trabalho na prefeitura.

Comentários

Leia também