Prefeito nomeia ombudsman que terá a função de representar o cidadão nas decisões que são tomadas pela administração da cidade

O prefeito Crespo nomeou o engenheiro Pedro Luís Garcia para exercer o cargo de Observador Municipal criado de acordo com a Lei nº 11.677, de 13 de março de 2018, que dispõe sobre a criação do Observatório Municipal. Sua função foi comparada pelo prefeito com a do ombudsman, cargo criado em 1809 nos países escandinavos cujo o responsável mediava, e tentar solucionar, as reclamações da população junto ao governo.

“O observador municipal é um cidadão voluntário, que tem uma característica evidente de bom senso e de crítica construtiva, e ninguém sabe, mas o Pedro já detectou problemas simples e não menos importantes que cabiam solução de forma rápida e sem custo. Um destes problemas, nós até já solucionamos e dizem respeito aos gradis de praças. Então, são pequenas, mas importantes ações que nós estamos confiando a ele, justamente esse poder de análise e ponte com a administração municipal”, contou o prefeito.

O primeiro Observador Municipal, Pedro Garcia, falou sobre a satisfação e a responsabilidade da função: “Faz parte da minha rotina de trabalho fazer analises, pareceres e observações, sendo eu por ofício obrigado a ser parcial. Observar no sentido de notar tem que se ter responsabilidade e respeito. Poucos se preocupam em trabalhar de forma a contribuir e é esse meu compromisso trabalhar para contribuir com o governo a termos uma Sorocaba muito melhor, por isso vamos trabalhar juntos”.

Comentários

Leia também