Prefeito usa rede social para desmentir o sindicato e ataca a imprensa

CrespoFakeNewsPubliquei neste blog e falei na coluna O Deda Questão no Jornal Ipanema e Flash News (Rádio Ipanema FM 91,1Mhz) que Salatiel Hergezel, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Prefeitura de Sorocaba, divulgou à categoria um comunicado a respeito das decisões do prefeito Crespo em relação à categoria:

Entre esses pontos divulgados, havia a informação de que “para os servidores da Educação  (São 6 mil servidores) a secretária Marta já informou que as auxiliares de educação voltarão a fazer 8 horas e o suporte pedagógico  (supervisores, diretores, vice e supervisores) também voltará a fazer 8 horas porque o prefeito vai entrar com Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade)”.

E expliquei as consequências disso como uma afronta aos vereadores Martinez e Marinho Marte (que está licenciado do cargo e é o secretário de Ralações Institucionais).

Sem citar o nome de veículo ou jornalista, mas dizendo que leu em páginas da internet e na imprensa, ele gravou um vídeo, com direito a vinheta (foto que ilustra essa nota) para “esclarecer notícias falsas”.

Em resumo, o prefeito diz que ele não vai entrar com Adin, como disse na nota o presidente do sindicato, e que as auxiliares, portanto, continuam com a carga horária de 6 horas por dia e não 8 horas.

Evidentemente o prefeito não quis abrir uma frente de batalha com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Prefeitura de Sorocaba, mas não precisava, para isso, se referir de maneira – digamos, no mínimo deselegante – com a imprensa.

O fato (presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Prefeitura de Sorocaba divulgar uma nota) é verdadeiro. Nem eu e nenhum outro jornalista que divulgou isso inventou nada. O conteúdo do fato, que é o que contrariou o prefeito, merece sim uma manifestação por parte dele.

Brigar com a janela por que a paisagem é feia é uma prática bastante comum entre os governantes. Mas a história mostra que isso não leva a bom resultado. Para ninguém. Especialmente para a sociedade.

Sinceramente, essa vinheta (foto que ilustra essa nota) está um tom acima.