Prefeito vai à Câmara e diz que não existe governante perfeito

Acompanhado de todos os secretários da Prefeitura de Sorocaba (o que pode ser considerado a intenção de demonstrar a união do governo), o prefeito Crespo pregou o diálogo entre o Executivo e o Legislativo em prol de Sorocaba.

O prefeito também teve a companhia da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo, que compôs a mesa principal da Câmara Municipal de Sorocaba, no início de sua 44ª Sessão Ordinária, que hoje retornou do recesso de meio de ano. A sessão foi comandada pelo presidente da Casa, vereador Rodrigo Manga. A vice-prefeita, Jaqueline Coutinho, rompida com o prefeito, não compareceu.

Poder mais importante

“Talvez seja um fato inédito um prefeito comparecer à Câmara Municipal, com todo o seu secretariado, na volta do recesso de meio de ano, já que isso só é comum na abertura dos trabalhos legislativos no início do ano. Mas a minha vida política foi muito mais como parlamentar do que no Executivo, por isso considero o Legislativo como o poder mais importante, porque é plural”, afirmou José Crespo na saudação aos vereadores.

Lembrem-se que sou um colega

O prefeito disse que “não existe nenhum governante ou partido que seja perfeito”, mas observou que, com diálogo, respeito e fraternidade, é possível superar as contradições e alcançar um denominador comum para o bem de Sorocaba. “Contem com este prefeito, com muita humildade, e lembrem-se que ainda sou um colega, devido ao muito tempo que passei no Legislativo”, afirmou.

Bom Prato e caixa d’água

O vereador Fernando Dini (MDB) afirmou que a presença do prefeito e de todo o seu secretariado no Legislativo demonstra que o interesse público da cidade está em primeiro lugar.

O vereador Wanderley Diogo (PRP) parabenizou o prefeito pelo programa lançado pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) que irá distribuir caixa-d’água para famílias carentes. Também enfatizou que a visita do prefeito com seu secretariado “é muito importante para a cidade e significa um trabalho conjunto para o bem do povo de Sorocaba”.

O vereador Engenheiro Martinez (PSDB) encaminhou reinvindicações ao prefeito, entre elas, a proposta de que a nova unidade do Bom Prato seja instalada nas proximidades da Santa Casa, num prédio ali existente, para atender as pessoas que irão fazer tratamento oncológico no hospital, muitas delas oriundas de outras cidades, sem lugar para se alimentar.

O vereador Pastor Apolo (PSB) também defendeu essa proposta, observando que a nova unidade do programa fora solicitada para a Zona Norte, mas que, em face do atendimento oncológico na Santa Casa, torna-se necessário estudar essa proposta de se implantar o Bom Prato próximo ao hospital. Já o vereador Fausto Peres (Podemos) observou que o novo Bom Prato é essencial, especialmente nesse momento de desemprego vivido pelo país.

O vereador Luis Santos (Pros) lembrou que foi feito todo um estudo sobre a instalação da Bom Prato na cidade e que a proposta é instalá-lo na confluência entre a Avenida Ipanema e a Avenida Itavuvu, devido ao grande crescimento populacional da Zona Norte. Corroborando o que disse o vereador, o prefeito José Crespo lembrou que, quando Sorocaba ganhou o segundo Bom Prato, a orientação é que fosse instalado na Zona Norte, uma vez que a maioria das pessoas que usam o Bom Prato vem dessa região, muitas delas andando a pé até cinco quilômetros, uma vez que o transporte público ficaria mais caro do que a refeição. Crespo sugeriu que se busque uma solução para a alimentação dos pacientes da Santa Casa por meio de uma casa de apoio e ficou de estudar o caso com o Legislativo.

O vereador Vitão do Cachorrão (MDB) também parabenizou a Prefeitura e o Saae, em especial, pelo programa de distribuição de caixas d’água para famílias carentes. O vereador também abordou o problema do vandalismo nas escolas, observando que tem sido recorrente o roubo de fiação elétrica nos prédios escolares, e lembrou que é autor de um projeto de lei que institui um caseiro em cada escola municipal. O prefeito José Crespo reconheceu que o vandalismo nas escolas é uma questão preocupante e que tem ocorrido roubos de fiação elétrica semanalmente, geralmente com o objetivo vender o material para comprar drogas.

Agradece visita

Por fim, o presidente da Casa, vereador Rodrigo Manga (DEM), agradeceu a presença do prefeito José Crespo, da primeira-dama Lilian Crespo e de todo o secretariado que compareceu à Câmara Municipal em sua primeira sessão após o recesso de meio de ano.

Comentários

Leia também