Prefeito visita a Câmara acompanhado da vice e de secretários e é bem recebido por todos. Presidente do Legislativo explica clima de harmonia: “Temos que dar um voto de confiança”

CrespoJaqueCamaraApós ser reconduzido ao cargo na última semana, o prefeito José Crespo (DEM) participou nesta terça-feira, 10 de outubro, da sessão ordinária da Câmara Municipal. Crespo esteve acompanhado da vice-prefeita Jaqueline Coutinho (PTB) e de secretários, incluindo o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Marinho Marte. O padre Flávio Miguel Júnior, atual diretor-presidente da Irmandade da Santa Casa, também participou do início da sessão. “O prefeito José Crespo e a vice-prefeita Jaqueline Coutinho vieram para abrir o diálogo nesse novo momento e falar com os vereadores e a população que nos assiste”, anunciou o presidente da Câmara, Rodrigo Manga (DEM). Antes, o grupo esteve reunidos com os vereadores na sala de reunião da Casa (foto).

Vice agradece

Já no plenário, a vice-prefeita foi a primeira a se manifestar e afirmou que foi à Câmara, junto com o prefeito e o novo secretariado, para agradecer a todos que estiveram ao seu lado na Prefeitura quando assumiu o cargo de chefe do Executivo, “em especial os vereadores que ajudaram muito nessa caminhada”, conforme afirmou. “Nesses 44 dias, trilhamos uma caminhada acima de tudo suprapartidária. Todos nós, seja no Executivo ou no Legislativo, temos uma única obrigação, atender bem os anseios da população”, completou. Sobre os conflitos que levaram à cassação do prefeito José Crespo, a vice disse que o que passou a fez reavaliar posturas e condutas e que agora deve se sobrepor a harmonia e a solidariedade voltada à qualidade de vida da população, independente de vaidades e de cores partidárias.

Prefeito diz estar junto

Em seguida, o prefeito José Crespo fez uso da tribuna para se posicionar. “Estamos todos dentro do mesmo barco que é Sorocaba. Representamos as 180 mil pessoas que elegeram Jaqueline e eu e queremos chegar a um ponto melhor daquele que partimos e os vereadores estão dentro do mesmo barco”, disse. Crespo também reforçou a importância da Câmara e afirmou que a “tempestade passou” e que “é preciso retirar proveito de erros e dos problemas”. “Eu tenho um conceito parlamentarista, vigente em muitos países. Nós já estamos praticando isso. O Governo é formado de um bloco”, disse, destacando ainda que o Governo sai fortalecido desse episódio, com o nascimento de uma “confiança recíproca”.

Desejo de boa sorte

O vereador Hélio Brasileiro (PMDB) reforçou sua postura como vereador legalista e em defesa do bem de Sorocaba. Disse ainda que o prefeito Crespo nunca interferiu em decisões de seu mandato desejando boa sorte ao Governo.

Aprendizado

Em seguida, a vereadora Cintia de Almeida (PMDB) disse que espera que todos possam aprender com essa nova aliança. Encerrando a visita, o presidente agradeceu a presença do prefeito, da vice e dos secretários defendendo o respeito e o diálogo com a Câmara e com a população, “o que exige o empenho de todos”, conforme frisou.

Presidente: confiança

Manga também solicitou que a vice-prefeita esteja presente em todas as ações do Governo e que o Executivo ouça o vereador José Francisco Martinez (PMDB) e abra o diálogo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

Para a imprensa, no horário do almoço, portanto após a sessão, ele declarou: “temos de dar um voto de confiança” à nova fase do governo do prefeito José Crespo, seu colega de partido, “temos que dar esse voto de confiança e acreditar que essa postura nova permaneça. Estamos num momento de que houve uma separação, reatou o ‘casamento’ e um precisa criar a confiança no outro. Para que isso aconteça precisa ter um passo à frente de cada um dos lados”.

O parlamentar também destacou não ter ficado do lado oposto ao prefeito no Legislativo. “Nunca fiz oposição e nem orientei os vereadores a fazer isso por fazer. O sorocabano não aguenta mais discussões e brigas”, disse em relação às polêmicas. “Minha postura como vereador e presidente da Câmara é sempre orientar os vereadores no sentido da governabilidade”, declarou.

Ele ainda aproveitou para tecer elogios à então prefeita Jaqueline. “Nesses 43 dias que Jaqueline ficou como prefeita ela demonstrou uma habilidade incrível de saber dialogar, conversar e respeitar a Câmara e população. O prefeito deveria seguir o exemplo dela e nessa mesma linha continuar o diálogo com a Câmara”, declarou.

Bairro a Bairro

Manga anunciou que o prefeito colocou a vice para acompanhar o projeto ‘Câmara de Bairro em Bairro’, no qual, aos fins de semana, os parlamentares visitam diversas regiões com a proposta de conversar com os munícipes.