Prefeitura rebate críticas e explica função de empresa de apoio para fiscalização de obras

O vereador Tonão Silvano está com um projeto em tramitação na Câmara para obrigar, por meio de atestados, o loteador de novos empreendimentos de Sorocaba a oferecer um atestado de qualidade do asfalto que está entregando. Entre suas alegações para apresentar o projeto está o fato de que em menos de um ano o asfalto dos novos loteamentos estão esburacados. O empresário Fábio Pilão, que prestou serviço para a Prefeitura de Sorocaba através de sua empresa, se manifestou neste blog para dizer que o problema é a falta de fiscalização da prefeitura e criticou a contratação de empresa que ele chama de fiscal do fiscal.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio de Toni Silveira, secretário de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras, rebate tanto o vereador quanto o empresário e explica a função da empresa Sistema Pri Engenharia  no apoio para fiscalização e acompanhamento de obras públicas por toda a cidade, em conjunto com funcionários da pasta de Mobilidade.

Os funcionários da empresa fazem a medição do asfalto (um exemplo recente, que está na foto, aconteceu na Rua Eugênia de Oliveira Cirne, a principal via do Jardim Itapemirim, na Zona Norte da cidade) e por meio de um aparelho retiram uma amostra do pavimento. O objetivo é avaliar se o asfalto foi colocado conforme especificações do contrato assinado com a empresa que fez o serviço. A amostra é enviada para um laboratório para análise.

Toni Silveira explica que este tipo de fiscalização evita-se problemas futuros: “Em alguns pavimentos que foram realizados, não nesta administração, nós estamos enfrentando problemas. O asfalto não tem a especificação que foi colocada no contrato”.

A fiscalização não é feita apenas nas obras públicas. “Os novos loteamentos também são verificados pela empresa contratada”, esclarece Toni Silveira. A empresa ainda disponibiliza acompanhamento on-line à Semob e às secretarias interessadas. Além daquelas de pavimentação, todas as outras obras também têm o acompanhamento do Sistema Pri Engenharia.